ENEM Natureza e Humanas 2009 – Questão 36

Ciências da Natureza / Química / Classificação das Cadeias Carbônicas / Compostos Aromáticos
O uso de protetores solares em situações de grande exposição aos raios solares como, por exemplo, nas praias, é de grande importância para a saúde. As moléculas ativas de um protetor apresentam, usualmente, anéis aromáticos conjugados com grupos carbonila, pois esses sistemas são capazes de absorver a radiação ultravioleta mais nociva aos seres humanos. A conjugação é definida como a ocorrência de alternância entre ligações simples e duplas em uma molécula. Outra propriedade das moléculas em questão é apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar responsável por reduzir a solubilidade do composto em água, o que impede sua rápida remoção quando do contato com a água.
De acordo com as considerações do texto, qual das moléculas apresentadas a seguir é a mais adequada para funcionar como molécula ativa de protetores solares?
a)
    
 
b)
    

c)
    

d)
    

e)
    
Esta questão recebeu 134 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 71
A capacidade de limpeza e a eficiência de um sabão dependem de sua propriedade de formar micelas estáveis, que arrastam com facilidade as moléculas impregnadas no material a ser limpo. Tais micelas têm em sua estrutura partes capazes de...
UERJ 2008 – Questão 39
A fórmula estrutural plana de uma substância que possui a mesma fórmula molecular do éster citado no texto é: a) b) c) d)
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 15
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 4
Os membros do Lafi (Laboratório de física e instrumentação da Unisinos) se dedicam a desenvolver experiências de física, utilizando materiais de baixo custo. Uma das experiências ali realizadas consiste em prender, a um carrinho de brinquedo,...
Base dudow 2000 – Questão 16
No circuito a seguir, o amperímetro o voltímetro são ideais. É correto afirmar que estes aparelhos indicam: a) 20 A; 84 V. b) 50 A; 100 V. c) 8,0 A; 84 V. d) 8,0 A; 100 V. e) 50 A; 8,4 V.