ENEM Linguagens e Matemática 2016 – Questão 98

Linguagens / Português
Até que ponto replicar conteúdo é crime? “A internet e a pirataria são inseparáveis”, diz o diretor do instituto de pesquisas americano Social Science Research Council. “Há uma infraestrutura pequena para controlar quem é o dono dos arquivos que circulam na rede. Isso acabou com  o controle sobre a propriedade e tem sido descrito como pirataria, mas é inerente à tecnologia”, afirma o diretor. O ato de distribuir cópias de um trabalho sem a autorização dos seus produtores pode, sim, ser considerado crime, mas nem sempre essa distribuição gratuita lesa os donos dos direitos autorais. Pelo contrário. Veja o caso do livro O alquimista, do escritor Paulo Coelho. Após publicar, para download gratuito, uma versão traduzida da obra em seu blog, Coelho viu as vendas do livro em papel explodirem.
BARRETO, J.; MORAES, M, A internet existe sem
pirataria? Veja, n. 2 303, 13 fev. 2013 (adaptado).

De acordo com o texto, o impacto causado pela internet propicia a
a) banalização da pirataria na rede.
b) adoção de medidas favoráveis aos editores.
c) implementação de leis contra crimes eletrônicos.
d) reavaliação do conceito de propriedade intelectual.
e) ampliação do acesso a obras de autores reconhecidos.
Esta questão recebeu 449 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 3
Assinale a alternativa em que o autor faz uso de sentido não-literal. a) “(...) todo cuidado é pouco (...)” b) “os juros prospectivos são infinitos.” c) “O desafio é fazer o melhor (...)” d) “(...) a morte é o fim definitivo de tudo (...)” e) “Se você dúvida de qualquer conclusão (...)”
UERJ 2013 – Questão 3
O texto de Lima Barreto explora o recurso da metalinguagem, ao comentar, na sua ficção, o próprio ato de compor uma ficção. ...
UFRGS - Literatura 2010 – Questão 27
Leia os fragmentos abaixo, de Pero de Magalhães Gandavo e de Jean de Léry, respectivamente, escritos no século XVI. ...
UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 1
Segundo o autor do texto, a) quanto mais familiar o que estudamos, mais fácil é conhecê-lo. b) a imaginação é importante para entender o que conhecemos. c) aquilo que é habitual leva ao verdadeiro conhecimento. d) em ciência, deve-se desconfiar daquilo que é familiar. e) não há reciprocidade entre conhecimento e a sensação de paz.
ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 145
A empresa E fornece linhas para telefones celulares da Companhia de Telefonia X a dois de seus funcionários. Os funcionários 1 e 2 usam, em média, 170 minutos e 195 minutos mensais, em ligações, respectivamente. ...