ENEM Linguagens e Matemática 2016 – Questão 135

Linguagens / Português
Você pode não acreditar
 
Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que os leiteiros deixavam as garrafinhas de leite do lado de fora das casas, seja ao pé da porta, seja na janela. A gente ia de uniforme azul e branco para o grupo, de manhãzinha, passava pelas casas e não ocorria que alguém pudesse roubar aquilo.
Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que os padeiros deixavam o pão na soleira da porta ou na janela que dava para a rua. A gente passava e via aquilo como uma coisa normal.
Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que você saía à noite para namorar e voltava andando pelas ruas da cidade, caminhando displicentemente, sentindo cheiro de jasmim e de alecrim, sem olhar para trás, sem temer as sombras.
Você pode não acreditar: houve um tempo em que as pessoas se visitavam airosamente. Chegavam no meio da tarde ou à noite, contavam casos, tomavam café, falavam da saúde, tricotavam sobre a vida alheia e voltavam de bonde às suas casas.
Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que o namorado primeiro ficava andando com a moça numa rua perto da casa dela, depois passava a namorar no portão, depois tinha ingresso na sala da família. Era sinal de que já estava praticamente noivo e seguro.
Houve um tempo em que havia tempo.
Houve um tempo
SANTANNA, A. R.Estado de Minas,
5 maio 2013 (fragmento).
 
Nessa crônica, a repetição do trecho “Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que...” configura-se como uma estratégia argumentativa que visa
a) surpreendem leitor com a descrição do que as pessoas faziam durante o seu tempo livre antigamente.
b) sensibilizar o leitor sobre o modo como as pessoas se relacionavam entre si num tempo mais aprazível.
c) advertir o leitor mais jovem sobre o mau uso que se faz do tempo nos dias atuais.
d) incentivar o leitor a organizar melhor o seu tempo sem deixar de ser nostálgico.
e) convencer o leitor sobre a veracidade de fatos relativos à vida no passado.
Esta questão recebeu 423 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2009 – Questão 8
A palavra “ideologia” é dicionarizada ora como “conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo”, ora como “conjunto de ideias que visa à manipulação e à alienação das pessoas”. ...
Base dudow 2000 – Questão 44
A infidelidade às promessas feitas tornou-o desacreditado perante os amigos. Assinale a alternativa em que o termo destacado exerce a mesma função sintática do termo destacado no período acima. a) Convém convidá-lo à participação nos projetos. b) Os professores entregaram, satisfeitos, os prêmios aos alunos. c) Todos se admiraram da coragem do menino. d) Ele sentiu necessidade de apoio do grupo. e) A felicidade dos colegas contagiava o ambiente escolar.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 108
MONET, C. Mulher com sombrinha, 1875. 100x81cm. In: ...
Base dudow 2000 – Questão 5
Assinale a alternativa que contém uma oração sem sujeito. a) No momento, doem-me muito os dentes. b) Anoiteceu calmamente sobre o vale. c) Lentamente chegava a noite. d) Na repartição, existiam muitos documentos secretos. e) Nada se fazia de proveitoso.
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 139
Existe uma cartilagem entre os ossos que vai crescendo e se calcificando desde a infância até a idade adulta. No fim da puberdade, os hormônios sexuais (testosterona eestrógeno) fazem com que essas extremidades ósseas (epífises) se fechem e o...