UERJ 2009 – Questão 11

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Outras formas e espaços existem nos movimentos culturais, campesino, sindical, comunitário, nas lutas contra o racismo, o machismo, a homofobia e muitas outras. Sem falar nos espaços criados pelo governo, as várias conferências, dos mais variados temas, em que precisamos participar cada vez mais, levar a cara e a voz da juventude. Sem falar, é claro, no voto, de que não podemos abrir mão.
THIAGO FRANCO, Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, UBES
 
A participação política possibilitou que eu pudesse ter uma leitura crítica da sociedade, que eu conseguisse perceber coisas como as campanhas políticas, que não são contos de fadas. Consigo, com a base que adquiri e a minha experiência no movimento social, ter uma visão política sobre a realidade, sobre o momento em que vivemos, as eleições. Principalmente hoje, consigo trabalhar para que as pessoas próximas a mim também tenham esse olhar crítico e estejam preparadas para fazer suas escolhas.
EMERSON QUARESMA, 23 anos, repórter do jornal A Crítica e articulador da rede Sou de Atitude no Amazonas www.joveneslac.org
De modo geral, estes depoimentos se referem ao mesmo tema. Mais especificamente, entretanto, pode-se dizer que eles possuem a seguinte característica em comum: 
a) o relato de experiências pessoais
b) o interesse pelo processo eleitoral
c) a defesa das especificidades dos jovens
d) a diversidade das frentes de participação

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 12
Grande poeta árcade português que, utilizando-se do pseudônimo Elmano Sadino e inspirado nas obras de Camões, destacou-se pela sua poesia satírica (que às vezes feria o pudor) e lírica (amorosa e do sofrimento): a) Manuel Maria Barbosa du Bocage. b) Antônio Dinis da Cruz e Silva. c) Cláudio Manuel da Costa. d) Tomás Antônio Gonzaga. e) Alvarenga Peixoto.
Base dudow 2000 – Questão 1
Segundo o poeta Mário Chamie, o movimento poético que opõe à palavra-coisa, do concretismo, a palavra-energia, que não considera o poema como um objeto estático e fechado e, sim, como um produto dinâmico passível de transformação pela influência ou manipulação do leitor”, é: a) O hermetismo. b) O cubismo. c) O simbolismo. d) O dadaísmo. e) A poesia-práxis.
FUVEST 2017 – Questão 12
Dentre os recursos expressivos empregados no texto, tem papel preponderante a ...
FGV Administração 2011 – Questão 20
A escassez de adjetivos, criticada pelo autor, tem valor estilístico no livro a) Os Lusíadas. b) O primo Basílio. c) A cidade e as serras. d) Vidas secas. e) Iracema.
UERJ 2012 – Questão 34
Se o deslocamento da caixa ocorre com aceleração constante, na mesma direção e sentido de Fp, as magnitudes das forças citadas apresentam a seguinte relação: a) Fp = Fc = Fa b) Fp > Fc = Fa c) Fp = Fc > Fa d) Fp = Fc < Fa