ENEM Linguagens e Matemática 2016 – Questão 106

Linguagens / Português
TEXTO I
Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. ... o português então não é uma língua difícil?
Professora – olha se você parte do princípio... que a
língua portuguesa não e só regras gramaticais... não se você se apaixona pela língua que você... já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura. ... obras da/dos meios de comunicação... se você tem acesso a revistas... é... a livros didáticos... a... livros de literatura o mais formal o e/o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.
 
TEXTO II
Entrevistadora – Vou conversar com a professora A. D.O português e uma língua difícil?
Professora – Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegar à escola, o aluno já domina e fala a língua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que torna difícil é que a escola transforma as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita:
atividades deretextualização. São Paulo: Cortez, 2001(adaptado).
 
O Texto I é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita. Em comum, esses textos
a) apresentam ocorrências de hesitações e reformulações.
b) são modelos de emprego de regras gramaticais.
c) são exemplos de uso não planejado da língua.
d) apresentam marcas da linguagem literária.
e) são amostras do português culto urbano.
Esta questão recebeu 446 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 157
Um jovem lança uma bola de borracha para observar sua trajetória e altura h (em metros) atingida ao longo de um certo intervalo de tempo t (em segundos). Nesse intervalo, a bola quica no chão algumas vezes, perdendo altura progressivamente. Parte de sua trajetória está descrita na figura a seguir Em suas observações, quantas vezes o jovem pôde constatar que a bola atingiu a marca de 35 metros? a) Nenhuma. b) Uma vez. c) Duas vezes. d) Quatro vezes. e) Cinco vezes.
FATEC 2008 – Questão 44
Assinale a alternativa contendo afirmação correta acerca de fato linguístico do texto. ...
Base dudow 2000 – Questão 66
"Assim eu quereria a minha última crônica: que fosse pura como este sorriso." (Fernando Sabino) Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque: a) futuro do pretérito, presente do subjuntivo b) pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito do subjuntivo c) pretérito mais-que-perfeito, presente do subjuntivo d) futuro do pretérito, pretérito imperfeito do subjuntivo e) pretérito perfeito, futuro do pretérito
Base dudow 2000 – Questão 10
Em "O casal de índios levou-OS a sua aldeia, que estava DESERTA, onde ofereceu frutas AOS CONVIDADOS", os termos em maiúsculo são respectivamente: ...
FGV Administração 2010 – Questão 16
Certos procedimentos de construção utilizados no texto,como repetições de termos e de estruturas, elipses e outros, são motivados, internamente, pelo que está expresso em: ...