ENEM Linguagens e Matemática 2015 – Questão 176

Matemática / Funções Trigonométricas / Função Cosseno
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), produtos sazonais são aqueles que apresentam ciclos bem definidos de produção, consumo e preço. Resumidamente, existem épocas do ano em que a sua disponibilidade nos mercados varejistas ora é escassa, com preços elevados, ora é abundante, com preços mais baixos, o que ocorre no mês de produção máxima da safra.
A partir de uma série histórica, observou-se que o preço P, em reais, do quilograma de um certo produto sazonal pode ser descrito pela função Px=8+5 cosπx-π6 onde x representa o mês do ano, sendo x=1 associado ao mês de janeiro, x=2 ao mês de fevereiro, e assim sucessivamente, até x=12 associado ao mês de dezembro.
www.ibge.gov.br.
Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado)
 
Na safra, o mês de produção máxima desse produto é:
a) Janeiro
b) Abril
c) Junho
d) Julho
e) Outubro
Esta questão recebeu 232 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 139
A direção de uma escola comprará lapiseiras para distribuir para os seus alunos. Sabe-se que x lapiseiras custam y reais. O número máximo de lapiseiras que a direção da escola conseguirá comprar com z reais é o maior inteiro menor do que, ou igual a a) x·zy. b) y·zx. c) zy·x. d) zy. e) zx.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 158
Um tanque está com 100 litros de um líquido constituído de 80% de água e 20% de impurezas diversas e vai começar a receber um tratamento químico de despoluição. Após passar pelo processo de purificação, a água...
FGV 2015 – Questão 6
A que taxa mensal de juros um capital deve ser aplicado a juros simples, durante 250 meses, para que quadruplique? a) 1,4% b) 1,5% c) 1,3% d) 1,6% e) 1,2%
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 95
BANSKY. Disponível em: www.weberbanist.com. ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 131
Atalho ...