ENEM Linguagens e Matemática 2015 – Questão 144

Matemática / Matemática Básica / Escalas e proporções
Um pesquisador, ao explorar uma floresta, fotografou uma caneta de 16,8 cm de comprimento ao lado de uma pegada. O comprimento da caneta (c), a largura (L) e o comprimento (C) da pegada, na fotografia, estão indicados no esquema. 
 

 
 
A largura e o comprimento reais da pegada, em centímetros, são, respectivamente, iguais a
a) 4,9 e 7,6.
b) 8,6 e 9,8.
c) 14,2 e 15,4.
d) 26,4 e 40,8.
e) 27,5 e 42,5.
Esta questão recebeu 1096 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Matemática (136-180) 2012 – Questão 137
Um biólogo mediu a altura de cinco árvores distintas e representou-as em uma mesma malha quadriculada, utilizando escalas diferentes, conforme indicações na figura a seguir. Qual é a árvore que apresenta a maior altura real? a) I b) II c) III d) IV e) V
ENEM PPL - Natureza e Matemática 2022 – Questão 141
Uma indústria planeja produzir caixa-d’água, em formato cilíndrico, com 1 m de altura, capaz de armazenar 0,4 m³ de água. A medida do raio da base dessa caixa-d’água, em metro, deve ser a) 0,2π b) 0,4π c) 0,2π d) 0,4π e) 1,2π
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 143
Para uma atividade realizada no laboratório de Matemática, um aluno precisa construir uma maquete da quadra de esportes da escola que tem 28 m de comprimento por 12 m de largura. A maquete deverá ser construída na escala de 1: 250. Que medidas de comprimento e largura, em cm, o aluno utilizará na construção da maquete? a) 4,8 e 11,2. b) 7,0 e 3,0. c) 11,2 e 4,8. d) 28,0 e 12,0. e) 30,0 e 70,0.
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 108
O Arlequim, o Pierrô, a Brighella ou a Colombina são personagens típicos de grupos teatrais da Commedia dell’art, que, há anos, encontram-se presentes em marchinhas e fantasias de carnaval. Esses grupos teatrais seguiam, de cidade em cidade,...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 96
Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. E, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura...