ENEM Linguagens e Matemática 2015 – Questão 126

Linguagens / Português
No ano de 1985 aconteceu um acidente muito grave em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, perto da aldeia guarani de Sapukai. Choveu muito e as águas pluviais provocaram deslizamentos de terras das encostas da Serra do Mar, destruindo o Laboratório de Radioecologia da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, construída em 1970 num lugar que os índios tupinambás, há mais de 500 anos, chamavam de Itaorna. O prejuízo foi calculado na época em 8 bilhões de cruzeiros. Os engenheiros responsáveis pela construção da usina nuclear não sabiam que o nome dado pelos índios continha informação sobre a estrutura do solo, minado pelas águas da chuva. Só descobriram que Itaorna, em língua tupinambá, quer dizer ‘pedra podre’, depois do acidente.
FREIRE. J. R. B. Disponível em: www.taquiprati.com.br.
Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).
 
 
Considerando-se a história da ocupação na região de Angra dos Reis mencionada no texto, os fenômenos naturais que a atingiram poderiam ter sido previstos e suas consequências minimizadas se
a) o acervo linguístico indígena fosse conhecido e valorizado.
b) as línguas indígenas brasileiras tivessem sido substituídas pela língua geral.
c) o conhecimento acadêmico tivesse sido priorizado pelos engenheiros.
d) a língua tupinambá tivesse palavras adequadas para descrever o solo.
e) o laboratório tivesse sido construído de acordo com as leis ambientais vigentes na época.
Esta questão recebeu 951 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2013 – Questão 22
O anúncio 2 refere-se a) a um incentivo para anúncios mais iluminados. b) a uma empresa de eletricidade chamada Wisely. c) a um incentivo ao uso de lâmpadas fluorescentes. d) ao uso mais consciente de energia elétrica. e) à falta de iluminação suficiente em locais públicos.
Base dudow 2000 – Questão 37
A única palavra que não se escreve com “X” é: a) xícara b) enxuto c) enxada d) trouxa e) flexa
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 12
Em “Quanto a Laura, ficou claro que sua maldade tem proporções oceânicas”, a figura de linguagem presente é a) uma metáfora, já que compara a maldade com o oceano. b) uma hipérbole, pois expressa a idéia de uma maldade exagerada. c) um eufemismo, já que não afirma diretamente o quanto há de maldade. d) uma ironia, pois se reconhece a maldade, mas ficam pressupostos outros sentidos. e) um pleonasmo, já que entre maldade e oceânicas há uma repetição de sentido.
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 132
NIEMAN, D. Exercício e saúde. ...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 7
Considere o texto. Conforme as informações apresentadas, um título adequado ao texto é:a) Cai a prática de sexo casual.b) Mais idade, mais sexo consciente.c) Mulheres se protegem mais no sexo.d) Muito sexo, pouca proteção.e) Sexo em tempos de internet.