ENEM Linguagens e Matemática 2015 – Questão 117

Linguagens / Literatura
  Ao se apossarem do novo território, os europeus ignoraram um universo de antiga sabedoria, povoado por homens e bens unidos por um sistema integrado. A recusa em se inteirar dos valores culturais dos primeiros habitantes levou-os a uma descrição simplista desses grupos e à sua sucessiva destruição.
   Na verdade, não existe uma distinção entre a nossa arte e aquela produzida por povos tecnicamente menos desenvolvidos. As duas manifestações devem ser encaradas como expressões diferentes dos modos de sentir e pensar das várias sociedades, mas também como equivalentes, por resultarem de impulsos humanos comuns.
SCATAMACHIA, M. C. M. In: AGUILAR, N. (Org.). Mostra do redescobrimento: arqueologia. São Paulo: Fundação Bienal
de São Paulo – Associação Brasil 500 anos artes visuais, 2000.
 
De acordo com o texto, inexiste distinção entre as artes produzidas pelos colonizadores e pelos colonizados, pois ambas compartilham o(a)
a) suporte artístico.
b) nível tecnológico.
c) base antropológica.
d) concepção estética.
e) referencial temático.
Esta questão recebeu 157 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP 2018 – Questão 14
Talvez o aspecto mais evidente da novidade retórica e formal na composição dessa obra seja justamente a metalinguagem ou a autorreflexividade da narrativa, quer dizer, o narrador “explica” constantemente para o leitor o andamento e o modo pelo...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 113
Quem procura a essência de um conto no espaço que fica entre a obra e seu autor comete um erro: é muito melhor procurar não no terreno que fica entre o escritor e sua obra, mas justamente no terreno que fica entre o texto e seu leitor. ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 162
Nas construções prediais são utilizados tubos de diferentes medidas para a instalação da rede de água. Essas medidas são conhecidas pelo seu diâmetro, muitas vezes medido em polegada. Alguns desses tubos, com medidas em polegada, são os tubos de 12, 38 e 54. Colocando os valores dessas medidas em ordem crescente, encontramos. a) 12, 38, 54. b) 12, 54, 38. c) 38, 12, 54. d) 38, 54, 12. e) 54, 12, 38.
Base dudow 2000 – Questão 24
O simbolismo opõe-se diretamente a) ao Romantismo. b) ao Medievalismo. c) ao Realismo-Naturalismo. d) ao Barroco. e) ao Impressionismo.
Base dudow 2000 – Questão 13
Assinale a alternativa que NÃO se refere ao Arcadismo. ...