ENEM Linguagens e Matemática 2014 – Questão 130

Linguagens / Português
A forte presença de palavras indígenas e africanas e de termos trazidos pelos imigrantes a partir do século XIX é um dos traços que distinguem o português do Brasil e o português de Portugal. Mas, olhando para a história dos empréstimos que o português brasileiro recebeu de línguas europeias a partir do século XX, outra diferença também aparece: com a vinda ao Brasil da família real portuguesa (1808) e, particularmente, com a Independência, Portugal deixou de ser o intermediário obrigatório da assimilação desses empréstimos e, assim, Brasil e Portugal começaram a divergir, não só por terem sofrido influências diferentes, mas também pela maneira como reagiram a elas.
ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente:
a língua que estudamos, a lingua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.
 
Os empréstimos linguísticos, recebidos de diversas línguas, são importantes na constituição do português do Brasil porque
a) deixaram marcas da história vivida pela nação, como a colonização e a imigração.
b) transformaram em um só idioma línguas diferentes, como as africanas, as indígenas e as europeias.
c) promoveram uma língua acessível a falantes de origens distintas, como o africano, o indígena e o europeu.
d) guardaram uma relação de identidade entre os falantes do português do Brasil e os do português de Portugal.
e) tornaram a língua do Brasil mais complexa do que as línguas de outros países que também tiveram colonização portuguesa.
Esta questão recebeu 129 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 6
Numa leitura atenta do trecho apresentado, verifica-se que o último parágrafo contém: a) a resposta do boi à atitude do vaqueiro. b) a certeza do sertanejo de que o boi realmente o entendeu. c) um monólogo interior de Arnaldo Louredo. d) um comentário do narrador sobre os fatos narrados. e) uma reflexão da personagem sobre o que acaba de vivenciar.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 175
Em regiões agrícolas, é comum a presença de silos para armazenamento e secagem da produção de grãos, no formato de um cilindro reto, sobreposta por um cone, e dimensões indicadas na figura. O silo fica cheio e o transporte dos grãos é feito...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 26
O lobo que não é mau ...
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 8
O imperativo utilizado por Monsenhor Caldas, ao dar as ordens ao preto velho, emprega a) uma forma indireta. b) a terceira pessoa do singular. c) a primeira pessoa do plural. d) a segunda pessoa do singular. e) a segunda pessoa do plural.
UNIFESP 2020 – Questão 9
“Enquanto existirem no mundo aqueles horríveis girassóis, aquelas estrelas tumultuadas, aqueles ciprestes de formados, dizia, não poderei jamais dar vazão ao meu instinto criador.” Ao se transpor o trecho para o discurso indireto, os termos sublinhados assumem a seguinte redação: a) existirem, pode, meu. b) existissem, poderia, seu. c) existiam, puderem, meu. d) existem, poderei, dele. e) tenham existido, terá podido, seu.