ENEM Linguagens e Matemática 2013 – Questão 131

Linguagens / Português
O que é bullying virtual ou cyberbullying
É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara. 
Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. “O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos”, explica Luciene Tognettadoutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 
Disponível em http://revistaescola.abril.com.br. 
Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).
 
Segundo o texto, com as tecnologias de informação e comunicação, a prática do bullying ganha novas nuances de perversidade e é potencializada pelo fato de
a) atingir um grupo maior de espectadores.
b) dificultar a identificação do agressor incógnito.
c) impedir a retomada de valores consolidados pela vítima.
d) possibilitar a participação de um número maior de autores.
e) proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet.
Esta questão recebeu 173 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2014 – Questão 1
No diálogo das personagens da tira, há mais de uma ocorrência de paradoxo, ou seja, uma combinação de termos ou expressões que se contradizem. O melhor exemplo de paradoxo presente na fala de Joana é: a) espaço virtual. b) só se eu falhar. c) rede antissocial. d) opiniões sem noção.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 120
Se os tubarões fossem homens ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 135
O que é possível dizer em 140 caracteres? ...
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 178
Uma pesquisa de mercado foi realizada entre os consumidores das classes sociais A, B, C e D que costumam participar de promoções tipo sorteio ou concurso. Os dados comparativos, expressos no gráfico, revelam a participação desses consumidores em...
ENEM 2002 – Questão 63
...