ENEM Linguagens e Matemática 2013 – Questão 112

Linguagens / Português
 TEXTO I
É evidente que a vitamina D é importante - mas como obtê-la? Realmente, a vitamina D pode ser produzida naturalmente pela exposição à luz do sol, mas ela também existe em alguns alimentos comuns. Entretanto, como fonte dessa vitamina, certos alimentos são melhores do que outros. Alguns possuem uma quantidade significativa de vitamina D, naturalmente, e são alimentos que talvez você não queira exagerar: manteiga, nata, gema de ovo e figado.
Disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br.
Acesso em: 31 jul. 2012.
 
 TEXTO II
Todos nós sabemos que a vitamina D (colecalciferol) é crucial para sua saúde. Mas a vitamina D é realmente uma vitamina? Está presente nas comidas que os humanos normalmente consomem? Embora exista em algum percentual na gordura do peixe, a vitamina D não está em nossas dietas, a não ser que os humanos artificialmente incrementem um produto alimentar, como o leite enriquecido com vitamina D. A natureza planejou que você a produzisse em sua pele, e não a colocasse direta em sua boca.
Então, seria a vitamina D realmente uma vitamina? 
Disponível em: www.umaoutravisao.com.br.
Acesso em: 31 jul. 2012.
 
Frequentemente circulam na mídia textos de divulgação científica que apresentam informações divergentes sobre um mesmo tema. Comparando os dois textos, constata-se que o Texto II contrapõe-se ao I quando
a) comprova cientificamente que a vitamina D não é uma vitamina.
b) demonstra a verdadeira importância da vitamina D para a saúde.
c) enfatiza que a vitamina D é mais comumente produzida pelo corpo que absorvida por meio de alimentos.
d) afirma que a vitamina D existe na gordura dos peixes e no leite, não em seus derivados.
e) levanta a possibilidade de o corpo humano produzir artificialmente a vitamina D.
Esta questão recebeu 502 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV 2013 – Questão 17
O vocabulário predominante no texto é característico da variedade culta da língua. Empregou-se, no entanto, uma expressão de caráter coloquial, como se verifica em a) “com terror e curiosidade”. b) “mais denso de luz”. c) “fosforeja”. d) “se dá ao luxo”. e) “tragédia cósmica”.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 21
Os termos enleva, rouba e penas assumem no texto 1, respectivamente, os seguintes significados: a) encantar – conquistar – padecimentos. b) arrebatar – subtrair – plumas. c) envolver – saquear – piedades. d) espantar – tomar – compaixões. e) surpreender – despojar – mágoas.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 143
O gráfico mostra estimativas da produção brasileira de trigo em safras recentes: Globo Rural, São Paulo, jun. 2009 (adaptado). A média da produção brasileira de trigo de 2005/06 a 2009/10, em milhões de toneladas, é de a) 4,87. b) 4,70. c) 4,56. d) 4,49. e) 4,09.
ENEM 2008 – Questão 47
A Peste Negra dizimou boa parte da população europeia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às...
ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 115
O hipertexto permite – ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige – a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita....