ENEM Linguagens e Matemática 2011 – Questão 127

Linguagens / Português / Linguagem Figurada / Campo Semântico
Disponível em: http://www.ccsp.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: "Mude sua embalagem". A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a
a) 
ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.
b) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.
c) 
criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.
d) associar o vocábulo "açúcar" à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.
e) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

Esta questão recebeu 119 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 42
Achar que a mudança da língua é um perigo é como achar que o bebê está "em perigo" de crescer. Está só mudando, como sempre mudou, se não ainda estaríamos falando latim. ...
Base dudow 2000 – Questão 57
Identifique a frase em que a função predominante da linguagem é a REFERENCIAL: a) Dona Casemira vivia sozinha com seu cachorrinho. b) - Vem, Dudu! c) - Pobre Dona Casemira... d) - O que ... O que foi que você disse? e) Um cachorro falando?
Base dudow 2000 – Questão 61
“Compre Batom!” A função de linguagem predominante no texto é: a) referencial b) poética c) fática d) apelativa e) metalinguística
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 134
Assaltantes roubam no ABC 135 mil figurinhas da Copa do Mundo ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 140
O gráfico mostra o número de pessoas que acessaram a internet, no Brasil, em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais), nos segundos trimestres dos anos de 2009, 2010 e 2011. ...