ENEM Linguagens e Matemática 2011 – Questão 121

Linguagens / Português / Língua e Funções
É água que não acaba mais
Dados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como maior depósito de água potável do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá. "Essa quantidade de água seria suficiente para abastecer a população mundial durante 500 anos", diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos comparativos, Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero Guarani (com 45 000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do mundo, distribuída por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Época. Nº 623, 26 abr. 2010.
 
Essa notícia, publicada em uma revista de grande circulação, apresenta resultados de uma pesquisa científica realizada por uma universidade brasileira. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial  da linguagem predomina, porque o autor do texto prioriza
a) 
as suas opiniões, baseadas em fatos.
b) 
os aspectos objetivos e precisos.
c) 
os elementos de persuasão do leitor.
d) 
os elementos estéticos na construção do texto.
e) 
os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.
Esta questão recebeu 77 comentários

Veja outras questões semelhantes:

PASUSP 2009 – Questão 9
“Quem não tem cão, caça com gato”. O sentido deste provérbio é: a) Os cães são melhores do que os gatos, mas não temos cães. b) Sem aquilo que queremos, procuramos algo semelhante. c) Os animais são excelentes auxiliares na caça. d) Algumas pessoas têm mais sorte do que outras. e) Devemos sempre procurar melhorar na vida.
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 144
Um pesquisador, ao explorar uma floresta, fotografou uma caneta de 16,8 cm de comprimento ao lado de uma pegada. O comprimento da caneta (c), a largura (L) e o comprimento (C) da pegada, na fotografia, estão indicados no esquema. A largura e o comprimento reais da pegada, em centímetros, são, respectivamente, iguais a a) 4,9 e 7,6. b) 8,6 e 9,8. c) 14,2 e 15,4. d) 26,4 e 40,8. e) 27,5 e 42,5.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 101
No Brasil de hoje são falados por volta de 200 idiomas. As nações indígenas do país falam cerca de 180 línguas, e as comunidades de descendentes de imigrantes cerca de 30 línguas. Há uma ampla riqueza de usos, práticas e variedades no...
Base dudow 2000 – Questão 20
RICOS CONSOMEM MAIS PÃO E MENOS ARROZ ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 142
No gráfico seguinte está representado o aumento progressivo do número de horas de treino diário de um atleta ao longo dos 20 primeiros dias do mês de setembro, quando iniciou o treinamento. Se for mantida essa tendência de crescimento, no último dia de setembro, o atleta deverá treinar, diariamente, a) 7 horas e 30 minutos. b) 8 horas. c) 9 horas. d) 9 horas e 45 minutos. e) 12 horas.