ENEM Linguagens e Matemática 2011 – Questão 105

Linguagens / Literatura / Artes Diversas / Dança
A dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras e caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares), figurinos e cenários representativos.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo:
Educação física. São Paulo: 2009(adaptado).

 
A dança, como manifestação e representação da cultura rítmica, envolve  a expressão corporal própria de um povo. Considerando-a como elemento folclórico, a dança revela.
a)  manifestações afetivas, históricas, ideológicas, intelectuais e espirituais de um povo, refletindo seu modo de expressar-se no mundo.
b) aspectos eminentemente  afetivos,  espirituais e de entretenimento  de um povo, desconsiderando fatos históricos.
c) acontecimentos do cotidiano, sob influência mitológica e religiosa de cada região, sobrepondo aspectos políticos.
d) tradições culturais de cada região, cujas manifestações rítmicas são classificadas em um ranking das mais originais.
e) lendas, que se sustentam em inverdades históricas, uma vez que são inventadas, e servem apenas para a vivência lúdica de um povo.
Esta questão recebeu 310 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 150
O técnico de um time de voleibol registra o número de jogadas e de acertos, por atleta, em cada fundamento, para verificar os desempenhos dos jogadores. Para que o time tenha um melhor aproveitamento no fundamento bloqueio, ele decide substituir um...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 100
"MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 143
Para uma atividade realizada no laboratório de Matemática, um aluno precisa construir uma maquete da quadra de esportes da escola que tem 28 m de comprimento por 12 m de largura. A maquete deverá ser construída na escala de 1: 250. Que medidas de comprimento e largura, em cm, o aluno utilizará na construção da maquete? a) 4,8 e 11,2. b) 7,0 e 3,0. c) 11,2 e 4,8. d) 28,0 e 12,0. e) 30,0 e 70,0.
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 110
Ao acompanharmos a história do telefone, verificamos que esse meio está se mostrando capaz de reunir em seu conteúdo uma quantidade cada vez maior de outros meios - envio de e-mails, recebimento de notícias, música através de rádio e mensagens...
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 129
Posso mandar por e-mail? ...