ENEM Linguagens e Matemática 2011 – Questão 100

Linguagens / Português EF / Semântica / Gêneros Textuais

Disponível em: www.ccsp.com.br. Acesso em: 26 jul. 2010 (adaptado).

O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor
a) a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.
b) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.
c) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.
d) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.
e) a percepção do sentido literal da expressão “noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 6
Romanos usavam redes sociais há ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 140
Uma resolução do Conselho Nacional de Política energética (CNPE) estabeleceu a obrigatoriedade de adição de biodísel ao óleo dísel comercializado nos postos. A exigência é que, a partir de 1.° de julho de 2009, 4% do volume da mistura...
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 42
Disponível em: www.vidasimples.uol.com.br. ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 131
...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 117
A Internet que você faz ...