ENEM Linguagens e Matemática 2011 – Questão 100

Linguagens / Português EF / Semântica / Gêneros Textuais

Disponível em: www.ccsp.com.br. Acesso em: 26 jul. 2010 (adaptado).

O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor
a) a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.
b) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.
c) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.
d) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.
e) a percepção do sentido literal da expressão “noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 92
Anúncios publicitários buscam chamar a atenção do consumidor por meio de recursos diversos. Nesse pôster, os números indicados correspondem ao(à) a) comprimento do cigarro. b) tempo de queima do cigarro. c) idade de quem começa a fumar. d) expectativa de vida de um fumante. e) quantidade de cigarros consumidos.
FGV Economia 2011 – Questão 135
A articulação entre o emprego figurado e o sentido denotativo do verbo "rolar" funciona como o elemento que aciona o efeito humorístico da tira. O uso metafórico está igualmente presente na expressão grifada em: ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 28
Disponível em: www.agenciapatriciagalvao.org.br. ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 132
Fraudador é preso por emitir atestados ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 142
A tabela apresenta parte do resultado de um espermograma (exame que analisa as condições físicas e composição do sêmen humano). Para analisar o exame, deve-se comparar os resultados obtidos em diferentes datas com o valor padrão de cada característica avaliada. O paciente obteve um resultado dentro dos padrões no exame realizado no dia a) 30/11/2009. b) 23/03/2010. c) 09/08/2011. d) 23/08/2011. e) 06/03/2012.