ENEM Linguagens e Matemática 2010 – Questão 123

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
“Todas as manhãs quando acordo, experimento um prazer supremo: o de ser Salvador Dalí.”
 
NÉRET, G. Salvador Dalí. Taschen. 1996.
 
Assim escreveu o pintor dos “relógios moles” e das “girafas em chamas” em 1931. Esse artista excêntrico deu apoio ao general Franco durante a Guerra Civil Espanhola e, por esse motivo, foi afastado do movimento surrealista por seu líder, André Breton. Dessa forma, Dalí criou seu próprio estilo, baseado na interpretação dos sonhos e nos estudos de Sigmund Freud, denominado “método de interpretação paranoico”. Esse método era constituído por textos visuais que demonstram imagens 
a) do fantástico, impregnado de civismo pelo governo espanhol, em que a busca pela emoção e pela dramaticidade desenvolveram um estilo incomparável.
b) do onírico, que misturava sonho com realidade e interagia refletindo a unidade entre o consciente e o inconsciente como um universo único ou pessoal.
c) da linha inflexível da razão, dando vazão a uma forma de produção despojada no traço, na temática e nas formas vinculadas ao real.
d) do reflexo que, apesar do termo “paranoico”, possui sobriedade e elegância advindas de uma técnica de cores discretas e desenhos precisos.
e) da expressão e intensidade entre o consciente e a liberdade, declarando o amor pela forma de conduzir o enredo histórico dos personagens retratados.
Esta questão recebeu 304 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 18
...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 93
Last Monday was a really awful day. I got to school late because I had missed the bus. Then I had a Math test and did badly because I hadn’t studied for it. Things went from bad to worse: while I was waiting for the bus home I realised I had lost...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 105
Para nos auxiliar na localização dos diversos sítios na Internet, eles são identificados por “nomes de domínios”. No endereço inep.gov.br, “br” indica o país, Brasil, “gov” indica um órgão do governo, “inep” é a sigla do...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 110
Em bom português ...
UNESP 2011 – Questão 60
TEXTO 1 ...