ENEM Linguagens e Humanas 2022 – Questão 7

Linguagens / Português
Disponível em: https://amigodobicho.wordpress.com. Acesso em: 10 dez. 2017.

 
TEXTO II
Nas ruas, na cidade e no parque
 
Ninguém nunca prendeu o Delegado. O vaivém de rua em rua e sua longa vida são relembrados e recontados. Exemplo de sobrevivência, liderança, inteligência canina, desde pequenininho seu focinho negro e seus olhos delineados desenharam um mapa mental olfativo-visual de Lavras. Corria de quem precisava correr e se aproximava de quem não lhe faria mal, distinguia este daquele. Assim, tornou-se um cão comunitário. Nunca se soube por que escolheu a rua, talvez lhe tenham feito mal dentro de quatro paredes. Idoso, teve câncer e desapareceu. O querido foi procurado pela cidade inteira por duas protetoras, mas nunca encontrado.
COSTA, A. R. N. Viver o amor aos cães: Parque Francisco de Assis.
Carmo do Cachoeira: Irdin, 2014 (adaptado).

Os dois textos abordam a temática de animais de rua, porém, em relação ao Texto I, o Texto II
a) problematiza a necessidade de adoção de animais sem lar.
b) valida a troca afetiva entre os pets adotados e seus donos.
c) reforça a importância da campanha de adoção de animais.
d) exalta a natureza amigável de cães e de gatos.
e)  promove a campanha de adoção de animais.
Esta questão recebeu 138 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 39
Indique a opção que preenche corretamente todas as lacunas das frases. I – Na última ___________ do grêmio, o orador foi brilhante. II – Comprei os livros na ______________ de brinquedos. III – Solicitamos ao diretor a ___________ de duas salas. a) sessão, seção, cessão. b) seção, cessão, sessão. c) cessão, seção, sessão. d) sessão, cessão, seção. e) seção, sessão, cessão.
UNESP 2017 – Questão 17
As palavras do texto cujos prefixos traduzem ideia de negação são a) “desvirtua” e “transforma”. b) “evite” e “isolamento”. c) “desfigura” e “ameaça”. d) “desconhecido” e “insegurança”. e) “subverte” e “dilacera”.
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 14
O texto permite afirmar que a) o livro de orações que Amaro costumava ler desperta seu amor por Amélia. b) a observação diária de certas ações de Amélia esperta o desejo de Amaro. c) embora Amélia ache lindas as orações do livro, a obra a deixa perturbada. d) o livro que Amaro empresta a Amélia aumenta, aos poucos, sua religiosidade. e) com a leitura do livro, Amélia passa a corresponder os sentimentos de Amaro.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 35
Tiranos de nós mesmos: a servidão voluntária na ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 56
Mulheres naturalistas raramente figuraram na corrida por conhecer terras exóticas. No século XIX, mulheres como Lady Charlotte Canning eventualmente coletavam espécimes botânicos, mas quase sempre no papel de esposas coloniais, viajando...