ENEM Linguagens e Humanas 2019 – Questão 38

Linguagens / Português
Menina
 
A máquina de costura avançava decidida sobre o pano. Que bonita que a mãe era, com os alfinetes na boca. Gostava de olhá-la calada, estudando seus gestos, enquanto recortava retalhos de pano com a tesoura. Interrompia às vezes seu trabalho, era quando a mãe precisava da tesoura. Admirava o jeito decidido da mãe ao cortar pano, não hesitava nunca, nem errava. A mãe sabia tanto!  Tita chamava-a de ( ) como quem diz ( ). Tentava não pensar as palavras, mas sabia que na mesma hora da tentativa tinha-as pensado. Oh, tudo era tão difícil. A mãe saberia o que ela queria perguntar-lhe intensamente agora quase com fome depressa depressa antes de morrer, tanto que não se conteve e — Mamãe, o que é desquitada? — atirou rápida com uma voz sem timbre. Tudo ficou suspenso, se alguém gritasse o mundo acabava ou Deus aparecia — sentia Ana Lúcia. Era muito forte aquele instante, forte demais para uma menina, a mãe parada com a tesoura no ar, tudo sem solução podendo desabar a qualquer pensamento, a máquina avançando desgovernada sobre o vestido de seda brilhante espalhando luz luz luz.
ÂNGELO. I. Menina. In: A face horrível
. São Paulo: Lazuli, 2017.
 
Escrita na década de 1960, a narrativa põe em evidência uma dramaticidade centrada na
a) insinuação da lacuna familiar gerada pela ausência da figura paterna.
b) associação entre a angústia da menina e a reação intempestiva da mãe.
c) relação conflituosa entre o trabalho doméstico e a emancipação feminina.
d) representação de estigmas sociais modulados pela perspectiva da criança.
e) expressão de dúvidas existenciais intensificadas pela percepção do abandono.
Esta questão recebeu 262 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2020 – Questão 45
Considerando o contexto, o trecho “E não se pense que este nome a alegrou, posto que a lisonjeasse” (ref.1) pode ser reescrito, sem prejuízo de sentido, da seguinte maneira: E não se pense que este nome a alegrou, a) apesar de lisonjeá-la. b) antes a lisonjeou. c) porque a lisonjeava. d) a fim de lisonjeá-la. e) tanto quanto a lisonjeava.
UFPR 2017 – Questão 3
Ser “quase um ponto fora da curva”(ref,2) significa: a) ser rochoso. b) ser gasoso. c) levar poucos dias para completar a órbita. d) orbitar em torno de uma estrela diferente do Sol. e) estar em um estágio pouco avançado de conhecimento de sistemas planetários.
Base dudow 2000 – Questão 8
Vila Rica ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 98
Até que ponto replicar conteúdo é crime? “A internet e a pirataria são inseparáveis”, diz o diretor do instituto de pesquisas americano Social Science Research Council. “Há uma infraestrutura pequena para controlar quem é o dono dos...
UERJ 2020 – Questão 6
Como resultado, temos nos voltado para políticos populistas, com experiência de governo limitada e cuja capacidade para tomar decisões ponderadas em uma crise ainda está para ser testada. (ref.2) ...