ENEM Linguagens e Humanas 2019 – Questão 22

Linguagens / Português

JU LOYOLA. The promise of happiness.LOYOLA, J. Disponível em: http://ladyscomics.com.br. Acesso em: 8 dez. 2018 (adaptado).
 
TEXTO II
Quadrinista surda faz sucesso na CCXP com narrativas silenciosas
 
A área de artistas independentes da Comic Con Experience (CCXP) deste ano é a maior da história do evento geek, são mais de 450 quadrinistas e ilustradores no Artists’ Alley.
E a diversidade vai além do estilo das HQ. Em uma das mesas na fila F, senta a quadrinista com deficiência auditiva Ju Loyola, com suas histórias que classifica como “narrativas silenciosas”. São histórias que podem ser compreendidas por crianças e adultos, e pessoas de qualquer nacionalidade, pelo simples motivo de não terem uma única palavra.
A artista não escreve roteiros convencionais para suas obras. Sua experiência de ter que entender a comunicação pelo que vê faz com que ela se identifique muito mais com o que observa do que com o que as pessoas dizem. E basta folhear suas obras que fica claro que elas não são histórias em quadrinhos que perderam as palavras, mas sim que ganharam uma nova perspectiva.
Disponível em: https://catracalivre.com.br.
Acesso em: 8 dez. 2018 (adaptado).
 
O Texto I exemplifica a obra de uma artista surda, que promove uma experiência de leitura inovadora, divulgada no Texto II. Independentemente de seus objetivos, ambos os textos
a) incentivam a produção de roteiros compostos por imagens.
b) colaboram para a valorização de enredos românticos.
c) revelam o sucesso de um evento de cartunistas.
d) contribuem com o processo de acessibilidade.
e) questionam o padrão tradicional das HQ.
Esta questão recebeu 73 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2014 – Questão 15
Pois o que é que constitui a virtude? É a forma ou é o fundo? É a intenção do ato, ou sua feição ostensiva? ...
Base dudow 2000 – Questão 56
Em "O casal de índios levou os à sua aldeia, que estava deserta, onde ofereceu frutas aos convidados", temos: a) dois pronomes possessivos e dois pronomes pessoais; b) um pronome pessoal, um pronome possessivo e dois pronomes relativos; c) dois pronomes pessoais e dois pronomes relativos; d) um pronome pessoal, um pronome possessivo, um pronome relativo e um pronome interrogativo; e) dois pronomes possessivos e dois pronomes relativos.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 98
Câncer 21/06 a 21/07 ...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 103
No Brasil colonial, os portugueses procuravam ocupar e explorar os territórios descobertos, nos quais viviam índios, que eles queriam cristianizar e usar como força de trabalho. Os missionários aprendiam os idiomas dos nativos para catequizá-los...
UFPR 2017 – Questão 11
O autor inicia o texto dizendo que o leitor de seu livro não é evidente, porque o tema por ele tratado, o futebol, é abordado de maneira incomum. Tendo isso em vista, considere as seguintes afirmativas: ...