ENEM Linguagens e Humanas 2018 – Questão 42

Linguagens / Português
“A Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 70 anos em tempos de desafios crescentes, quando o ódio, a discriminação e a violência permanecem vivos”, disse a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay.
“Ao final da Segunda Guerra Mundial, a humanidade inteira resolveu promover a dignidade humana em todos os lugares e para sempre. Nesse espírito, as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos como um padrão comum de conquistas para todos os povos e todas as nações”, disse Audrey.
“Centenas de milhões de mulheres e homens são destituídos e privados de condições básicas de subsistência e de oportunidades. Movimentos populacionais forçados geram violações aos direitos em uma escala sem precedentes. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete não deixar ninguém para trás – e os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso.”
Segundo ela, esse processo precisa começar o quanto antes nas carteiras das escolas. Diante disso, a Unesco lidera a educação em direitos humanos para assegurar que todas as meninas e meninos saibam seus direitos e os direitos dos outros.
Disponível em: https:/Inacoesunidas.org.
Acesso em: 3 abro 2018 (adaptado).

Defendendo a ideia de que “os direitos humanos devem ser o alicerce para todo o progresso”, a diretora-geral da Unesco aponta, como estratégia para atingir esse fim,
a) inclusão de todos na Agenda 2030.
b) extinção da intolerância entre os indivíduos.
c) discussão desse tema desde a educação básica.
d) conquista de direitos para todos os povos e nações.
e) promoção da dignidade humana em todos os lugares.
Esta questão recebeu 227 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 79
TEXTO I ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 35
A tecnologia está, definitivamente, presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. Por esse motivo,...
PUC -SP 2017 – Questão 73
Cumprindo sua função de ombudsman, Paula Cesarino Costa a) estabelece interlocução com os leitores como porta-voz da rede Globo para criticar a Folha de S.Paulo. b) compactua com o jornal por ter tirado do ar o blog do movimento “#Agora É Que São Elas”. c) critica o jornal em que trabalha por ter tirado do ar o post “José Mayer me assediou”. d) mobiliza os leitores a aderirem aos procedimentos adotados pelo jornal em defesa do ator.
Base dudow 2000 – Questão 24
Qual oração corresponde à seguinte classificação: Oração subordinada Adverbial Proporcional. a) À medida que o tempo passava, ele crescia mais e mais. b) Desde que aqui chegamos, não sentimos paz. c) Convém que ele vá e eu fique. d) Quando estivermos em casa, eu lhe direi tudo. e) É necessário que ele estude.
UNESP 2012 – Questão 20
Considerando que o pronome o, usado na sequência que o deve conduzir, tem valor anafórico, isto é, faz referência a um termo já enunciado no último parágrafo, identifique esse termo. a) Ensino literário. b) Professores de Letras. c) Acordo. d) Espírito. e) Grande diálogo.