ENEM Linguagens e Humanas 2018 – Questão 24

Linguagens / Literatura
Dia 20/10
É preciso não beber mais. Não é preciso sentir vontade de beber e não beber: é preciso não sentir vontade de beber. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso fechar para balanço e reabrir. É preciso não dar de comer aos urubus. Nem esperanças aos urubus. É preciso sacudir a poeira. É preciso poder beber sem se oferecer em holocausto. É preciso. É preciso não morrer por enquanto. É preciso sobreviver para verificar. Não pensar mais na solidão de Rogério, e deixá-lo. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso enquanto é tempo não morrer na via pública.
TORQUATO NETO. In: MENDONÇA, J. (Org.) Poesia (im)popular brasileira.
São Bernardo do Campo:Lamparina Luminosa, 2012.

 
O processo de construção do texto formata uma mensagem por ele dimensionada, uma vez que
a) configura o estreitamento da linguagem poética.
b) reflete as lacunas da lucidez em desconstrução.
c) projeta a persistência das emoções reprimidas.
d) repercute a consciência da agonia antecipada.
e) revela a fragmentação das relações humanas.
Esta questão recebeu 1351 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2015 – Questão 61
Deduz-se, da leitura da primeira estrofe, que “o poeta” a que se refere o poema a) livra-se por completo de sua dor ao compor o poema. b) sente dor, mas, ainda assim, não se exime de compor o poema. c) sente dores falsas, que o motivam a compor um poema. d) transforma sua dor sentida em outra, simulada, diferente da original. e) expressa sem artifícios sua dor, o que fica caracterizado na palavra “deveras”.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 14
TEXTO I ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 25
- O senhor pensa que só porque o deixaram morar neste pais pode logo ir fazendo o que quer? Nunca ouviu falar num troço chamado autoridades constituídas? Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada...
UNICAMP 2016 – Questão 46
(...) pediu-me desculpa da alegria, dizendo que era alegria de pobre que não via, desde muitos anos, uma nota de cinco mil-réis. ...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 51
... mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra. No contexto em que se encontra, a oração em negrito estabelece a relação de sentido de: a) comparação. b) modo. c) causa. d) condição. e) concessão.