ENEM Linguagens e Humanas 2017 – Questão 48

Ciências Humanas / História / Humanidades / Filosofia
A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos, portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados.
RACHELS, J. Os elementos da filosofia moral.
Barueri-SP: Manole, 2006.
 
Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma
a) fundamentação científica de viés positivista.
b) convenção social de orientação normativa.
c) transgressão comportamental religiosa.
d) racionalidade de caráter pragmático.
e) inclinação de natureza passional.
Esta questão recebeu 407 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 85
Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a...
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 67
Disponível em: https://noticias.uol.com.br. Acesso em: 13 jun. 2018 (adaptado). Os aspectos físicos apresentados originam-se da atuação da força natural de a) colisão de placas tectônicas. b) rifteamento da crosta terrestre. c) subducção da plataforma oceânica. d) formação de cadeias montanhosas. e) metamorfismo de bordas continentais.
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 27
KIM, L. Cry me a river. Instalação com camisas de força, pia, baldes, torneira, espelho, lâmpada, 2001.CANTON, K. As nuances da cidade. Bravo!, n. 54, mar. 2002. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 79
TEXTO I ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 43
D-SALETE. M Cumbe São Paulo: Veneta. 2018. p. 10-11 (adaptado) A sequência dos quadrinhos conjuga lirismo e violência ao a) sugerir a impossibilidade de manutenção dos afetos. b) revelar os corpos marcados pela brutalidade colonial. c) representar o abatimento diante da desumanidade vivida. d) acentuar a resistência identitária dos povos escravizados. e) expor os sujeitos alijados de sua ancestralidade pelo exílio.