ENEM Linguagens e Humanas 2017 – Questão 19

Linguagens / Português
A ascensão social por meio do esporte mexe com o imaginário das pessoas, pois em poucos anos um adolescente pode se tomar milionário caso tenha um bom desempenho esportivo. Muitos meninos de famílias pobres jogam com o objetivo de conseguir dinheiro para oferecer uma boa qualidade de vida à família. Isso aproximou mais ainda o futebol das camadas mais pobres da sociedade, tornando-o cada vez mais popular.
Acontece que esses jovens sonham com fama e dinheiro, enxergando no futebol o único caminho possível para o sucesso. No entanto, eles não sabem da grande dificuldade que existe no inicio dessa jornada em que a minoria alcança a carreira profissional. Esses garotos abandonam a escola pela ilusão de vencer no futebol, à qual a maioria sucumbe.
O caminho até o profissionalismo acontece por meio de um longo processo seletivo que os jovens têm de percorrer. Caso não seja selecionado, esse atleta poderá ter que abandonar a carreira involuntariamente por falta de uma equipe que o acolha. Alguns podem acabar em subempregos, à margem da sociedade, ou até mesmo em vícios decorrentes desse fracasso e dessa desilusão. Isso acontece porque no auge da sua formação escolar e na condição juvenil de desenvolvimento, eles não se preparam e não são devidamente orientados para buscar alternativas de experiências mais amplas de ocupação fora e além do futebol.
BALZANO.O N. MORAIS. J S.
A formação do jogador de futebol esua relação com escola. EFD esportes n. 172, set 2012.(adaptado)

Ao abordar o fato de no Brasil, muitos jovens depositarem suas esperanças de futuro no futebol, o texto critica o(a)
a) despreparo dos jogadores de futebol para ajudarem suas famílias a superar a miséria.
b) garantia de ascensão social dos jovens pela carreira de jogador de futebol.
c) falta de investimento dos clubes para que os atletas possam atuar profissionalmente e viver do futebol.
d) investimento reduzido dos atletas profissionais em sua formação escolar, gerando frustração e desilusão profissional no esporte.
e) despreocupação dos sujeitos com uma formação paralela à esportiva, para habilitá-los a atuar em outros setores da vida.
Esta questão recebeu 195 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 43
(Pucpr 2007) TEXTO I ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 16
A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever. [ ... ] O jogo se transformou em espetáculo, com poucos protagonistas e muitos espectadores, futebol para olhar, e o espetáculo se transformou num dos negócios mais lucrativos do...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 78
Estima-se que no Brasil mais de 20% da população tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, seja por deficiência física, motora, sensorial ou mesmo por uma condição específica transitória. Para que essa parcela da população exerça...
UERJ 2019 – Questão 1
Para apresentação das teses que explicam o avanço da febre amarela, a autora do texto recorre, principalmente, à seguinte estratégia: a) referências a dilemas. b) alusão a subentendidos. c) construção de silogismo. d) argumentos de autoridade.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 63
SALGADO-LABOURIAL, M.L., História ecológica da Terra. SãoPaulo: Edgard Blucher, 1994 (adaptado). No Hemisfério Sul, a sequência latitudinal dos desertos representada na imagem sofre uma interrupção no Brasil devido à seguinte razão: a) Existência de superfícies de intensa refletividade. b) Preponderância de altas pressões atmosféricas. c) Influência de umidade das áreas florestais. d) Predomínio de correntes marinhas frias. e) Ausência de massas de ar continentais.