ENEM Humanas e Natureza 2016 – Questão 33

Ciências Humanas / História
Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a concessão de vistos a “pessoas de origem semita”, inclusive turistas e negociantes, o que causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no país durante a guerra e as ameaças de deportação em massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição de alguns indivíduos por sua militância política.
GRIMBERG, K. Nova língua interior: 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE. 2000 (adaptado).

Uma razão para a adoção da política de imigração mencionada no texto foi o(a)
a) receio do controle sionista sobre a economia nacional.
b) reserva de postos de trabalho para a mão de obra local.
c) oposição do clero católico à expansão de novas religiões.
d) apoio da diplomacia varguista às opiniões dos líderes árabes.
e) simpatia de membros da burocracia pelo projeto totalitário alemão.
Esta questão recebeu 139 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 72
Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de...
Base dudow 2000 – Questão 12
Algumas civilizações da Idade Antiga, embora brilhantes, não formaram estados unificados, ou seja, sempre foram politicamente fragmentadas, mostrando o predomínio periódico de algumas cidades. São exemplos desse enunciado as civilizações: a) persa e egípcia. b) romana e hebraica. c) sumeriana e romana. d) acadiana e persa. e) grega e fenícia.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 49
Um eletricista precisa medir a resistência elétrica de uma lâmpada. Ele dispõe de uma pilha, de uma lâmpada (L), de alguns fios e de dois aparelhos: um voltímetro (V), para medir a diferença de potencial entre dois pontos, e um amperímetro (A), para medir a corrente elétrica. O circuito elétrico montado pelo eletricista para medir essa resistência é a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 26
Pirâmides etárias são gráficos quantitativos que representam: a) a densidade demográfica de acordo com as faixas etárias. b) a distribuição da população economicamente ativa, por setores econômicos. c) a natalidade e mortalidade. d) as faixas etárias e a expectativa de vida. e) a população de acordo com as idades e os sexos.
ENEM 2003 – Questão 58
Ainda com base na tabela da questão, é correto afirmar que a populacão brasileira a) apresentou crescimento percentual menor nas últimas décadas. b) apresentou crescimento percentual maior nas últimas décadas. c) decresceu em valores absolutos nas cinco últimas décadas. d) apresentou apenas uma pequena queda entre 1950 e 1980. e) permaneceu praticamente inalterada desde 1950.