ENEM Humanas e Natureza 2014 – Questão 34

Ciências Humanas / História
A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.
CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.

Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a
a) a articulação de polos produtores para exportação.
b) criação de infraestrutura para atividade industrial.
c) integração de pequenas propriedades policultoras.
d) valorização de regiões de baixa densidade demográfica.
e) promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade.
Esta questão recebeu 458 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 60
Acerca das “Altas Culturas” pré-colombianas, NÂO é correto afirmar que: ...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 67
As atividades das Bandeiras, durante a colonização do Brasil, incluíam a) impedir a escravidão negra e indígena. b) garantir o abastecimento do interior. c) perseguir escravos foragidos. d) catequizar os povos nativos. e) cultivar algodão, cana-de-açúcar e café.
Base dudow 2000 – Questão 39
São aspectos do Governo de Floriano Peixoto: ...
Base dudow 2000 – Questão 51
O deslocamento da produção cafeeira do Vale do Paraíba para o Oeste Paulista deveu-se entre outros fatores:a) ao desenvolvimento pouco adequado do sistema de transportes.b) à excepcional expansão do mercado interno no Oeste Paulista.c) à presença da pequena propriedade como célula básica da agro exportação.d) à inexistência de mão-de-obra escrava no oeste paulista.e) às condições geográficas do Oeste Paulista, superiores às do Vale do Paraíba.
Base dudow 2000 – Questão 47
O Ato de Navegação (1651), baixado por Cromwell, teve amplas repercussões, destacando-se, entre outras, a) a decadência da Revolução Puritana, com a volta de Carlos II. b) o término do conflito entre a Inglaterra e os Países Baixos. c) o surgimento de um movimento no Parlamento no sentido de constitucionalização da monarquia. d) o estabelecimento da supremacia inglesa nos mares. e) a dissolução da "Commonwealth", com a separação da Irlanda da Inglaterra.