ENEM Humanas e Natureza 2010 – Questão 54

Ciências da Natureza / Química / Química Ambiental / Química Verde
O fósforo, geralmente representado pelo íon de fosfato (PO4-3), é um ingrediente insubstituível da vida, já que é parte constituinte das membranas celulares e das moléculas do DNA e do trifosfato de adenosina (ATP), principal forma de armazenamento de energia das células.
O fósforo utilizado nos fertilizantes agrícolas é extraído de minas, cujas reservas estão cada vez mais escassas. Certas práticas agrícolas aceleram a erosão do solo, provocando o transporte de fósforo para sistemas aquáticos, que fica imobilizado nas rochas. Ainda, a colheita das lavouras e o transporte dos restos alimentares para os lixões diminuem a disponibilidade dos íons no solo. Tais fatores têm ameaçado a sustentabilidade desse íon.
Uma medida que amenizaria esse problema seria:
a) Incentivar a reciclagem de resíduos biológicos, utilizando dejetos animais e restos de culturas para produção de adubo.
b) Repor o estoque retirado das minas com um íon sintético de fósforo para garantir o abastecimento da indústria de fertilizantes.
c) Aumentar a importação de íons fosfato dos países ricos para suprir as exigências das indústrias nacionais de fertilizantes.
d) Substituir o fósforo dos fertilizantes por outro elemento com a mesma função para suprir as necessidades do uso de seus íons.
e) Proibir, por meio de lei federal, o uso de fertilizantes com fósforo pelos agricultores, para diminuir sua extração das reservas naturais.
 
 
Esta questão recebeu 59 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2008 – Questão 68
O nitrogênio pode existir na natureza em vários estados de oxidação. Em sistemas aquáticos, os compostos que predominam e que são importantes para a qualidade da água apresentam o nitrogênio com números de oxidação –3, 0, +3 ou +5....
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 48
Um pesquisador avaliou o efeito da temperatura do motor (em velocidade constante) e da velocidade média de um veículo (com temperatura do motor constante) sobre a emissão de monóxido de carbono (CO) em dois tipos de percurso, aclive e declive,...
Base dudow 2000 – Questão 27
Tomando-se por base apenas a disposição dos átomos, podemos afirmar que as moléculas C2H2, H2O, CH4, e C2H4 são respectivamente: a) Polar, linear, tetraédrica e angular. b) Linear, angular, tetraédrica e plana. c) Tetraédrica, angular, plana e tetraédrica. d) Linear, angular, plana e tetraédrica. e) Angular, linear, tetraédrica e plana
Base dudow 2000 – Questão 20
Na reação química Cu2+(aq) + Mg(s) → Cu(s) + Mg2+(aq), verifica-se que: a) o Cu2+ é reduzido a Cu. b) o Cu2+ é o agente redutor. c) o Mg é reduzido a Mg2+. d) o Mg recebe dois elétrons. e) o Cu perde dois elétrons.
ENEM 3ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 87
As antocianinas (componente natural de frutas roxas, como uva e açaí) são moléculas interessantes para a produção de embalagens inteligentes, pois têm capacidade de mudar de cor, conforme muda o pH. Em soluções com pH abaixo de 3,0, essas...