ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 6

Linguagens / Português
Como o preconceito contribui para o aumento da epidemia de aids
Apesar dos avanços da medicina, a mentalidade em relação à aids e ao HIV continua na década de 1980.

  O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de 2016, mostrou que os casos de HIV entre os jovens no Brasil aumentaram consideravelmente. O problema avançou:das 32 321 novas infecções por HIV registradas em 2015, 24,8% aconteceram com pessoas entre 15 e 24 anos.
  Muitos apontam como causa o fato de que os adolescentes não conviveram com o auge da epidemia. Mas, para os especialistas, a questão é bem mais complexa. “Continuamos com essa visão hipócrita de que falar sobre sexo incita os mais jovens, e não damos ferramentas para que eles tomem decisões mais seguras em relação à sexualidade”, afirma Georgiana Braga-Orillard, diretora do Unaids, programa conjunto da ONU sobre HIV e aids,que tem como meta acabar com a epidemia até 2030.
   A questão do preconceito não pode ser separada de uma síndrome estigmatizante como a aids. Leis como a que garante o tratamento gratuito pelo SUS e a que penaliza atos de discriminação ajudam, mas não são suficientes para mudar a mentalidade da sociedade, que ainda enxerga quem vive com o vírus como um “merecedor”. Além disso, o acesso à saúde e à orientação não é igual para todos.
Disponível em: http://revistaplaneta.terra.com.br.
Acesso em: 2 set. 2017 (adaptado).
 
Essa reportagem discute o preconceito de não se falar abertamente sobre sexo com os mais jovens como um fator responsável pelo avanço do número de casos de aids no Brasil. A estratégia usada pelo repórter para tentar desconstruir esse preconceito é
a) trazer para seu texto trecho que apresenta a palavra de uma autoridade na área.
b) alertar para o fato de que o portador do vírus da aids é tido como um “merecedor”.
c) tornar públicas estatísticas que comprovam o aumento no número de casos da doença.
d) informar que os jovens de hoje desconhecem os piores momentos da epidemia de aids.
e) comprovar que as informações sobre a doença e seu tratamento são inacessíveis a todos.
Esta questão recebeu 34 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 37
Indique a opção que preenche corretamente todas as lacunas das frases. I – Na última ___________ do grêmio, o orador foi brilhante. II – Comprei os livros na ______________ de brinquedos. III – Solicitamos ao diretor a ___________ de duas salas. a) Sessão, seção, cessão. b) Seção, cessão, sessão. c) Cessão, seção, sessão. d) Sessão, cessão, seção. e) Seção, sessão, cessão.
UERJ 2012 – Questão 9
As palavras classificadas como advérbios agregam noções diversas aos termos a que se ligam na frase, demarcando posições, relativizando ou reforçando sentidos, por exemplo. O advérbio destacado é empregado para relativizar o sentido da palavra a que se refere em: a) "Utilizá-las em história presumivelmente verdadeira?" b) "Certamente me irão fazer falta." c) "Afirmarei que sejam absolutamente exatas?" d) "Desenterrarmos pacientemente as condições que a determinaram."
UNESP 2013 – Questão 20
[...] cerceia a curiosidade e a criatividade do educando. A forma verbal cerceia, nesta frase do último parágrafo, significa: a) contamina. b) reforça c) restringe. d) cerca e) estimula.
Base dudow 2000 – Questão 42
DO JEITO QUE EU QUERO SER ...
FAMEMA 2017 – Questão 7
Assinale a alternativa em que ocorre um pleonasmo. a) “Dirão que as histórias que aqui relato são meras alucinações de contos de fada”. b) “em sua labuta para adoçar as mazelas do povo” c) “trago notícias urgentes de um reino distante”. d) “o que digo são coisas que tenho visto com os olhos que esta mesma terra um dia há de comer”. e) “Os habitantes desta terra já tiraram todos os poderes do rei”.