ENEM 2 Linguagens e Matemática 2016 – Questão 131

Linguagens / Literatura
SEVERINI, G. A hieroglífica dinâmica do Bal Tabarin. Óleo sobre tela, 161,6 x 156,2 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1912.
Disponível em: www.moma.org.
Acesso em: 18 maio 2013.
 
TEXTO II
A existência dos homens criadores modernos é muito
mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII.
LEGÉR, F.Funções da pintura.
São Paulo: Nobel, 1989.
 
A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do
a) Cubismo, que questionava o uso da perspectiva por meio da fragmentação geométrica.
b) Expressionismo alemão, que criticava a arte acadêmica, usando a deformação das figuras.
c) Dadaísmo, que rejeitava a instituição artística, propondo a antiarte.
d) Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.
e) Neoplasticismo, que buscava o equilíbrio plástico, com utilização da direção horizontal e vertical.
Esta questão recebeu 211 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2010 – Questão 19
Destes comentários críticos sobre diferentes obras de Machado de Assis, o que se refere ao romance a que pertence o texto é: ...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 27
Paulo Honório cresceu e afirmou-se no clima da posse, mas a sua união com a professorinha idealista da cidade vem a ser o único e decisivo malogro daquela posição de propriedade estendida a um ser humano. (...) romance do desencontro fatal entre...
UEL 2012 – Questão 46
Leia o texto a seguir. ...
FUVEST 2016 – Questão 62
No texto de Drummond, o eu lírico a) considera sua origem itabirana como causadora de deficiências que ele almeja superar. b) revela-se incapaz de efetivamente comunicar-se, dado o caráter férreo de sua gente. c) ironiza a si mesmo e satiriza a rusticidade de seu passado semirrural mineiro. d) dirige-se diretamente ao leitor, tornando assim patente o caráter confidencial do poema. e) critica, em chave modernista, o bucolismo da poesia árcade mineira.
Base dudow 2000 – Questão 55
O personagem Policarpo Quaresma da Obra “Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto é: a) venal, sempre disposto a se vender a qualquer aceno; b) quixotesco, buscando soluções ideais e abstratas para problemas concretos; c) desiludido, mantendo-se indiferente a todos os acontecimentos a sua volta; d) psicótico, levando ao extremo soluções sangrentas para qualquer problema; preocupado apenas com seus livros, suas músicas e suas danças; e) apático.