ENEM 2 Humanas e Natureza 2016 – Questão 55

Ciências da Natureza / Química / Propriedades da Matéria / Separação de Misturas Heterogêneas
Em Bangladesh, mais da metade dos poços artesianos cuja água serve à população local está contaminada com arsênio proveniente de minerais naturais e de pesticidas. O arsênio apresenta efeitos tóxicos cumulativos. A ONU desenvolveu um kit para tratamento dessa água a fim de torná-la segura para o consumo humano. O princípio desse kit é a remoção do arsênio por meio de uma reação de precipitação com sais de ferro (III) que origina um sólido volumoso de textura gelatinosa.
Disponível em: httpp://tc.iaea.org. Acesso em: 11 dez. 2012 (adaptado).
 
Com o uso desse kit, a população local pode remover o elemento tóxico por meio de:
a) fervura
b) filtração
c) destilação
d) calcinação
e) evaporação
Esta questão recebeu 157 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 30
Podemos dizer que, na célula eletroquímica: Mg(s) Ι Mg2+(aq) ∥ Fe2+(aq) Ι Fe(s) : a) o magnésio sofre redução. b) o ferro é o ânodo. c) os elementos fluem, pelo circuito externo, do magnésio para o ferro. d) há dissolução do eletrodo de ferro. e) a concentração da solução de Mg2+ diminui com o tempo.
Base dudow 2000 – Questão 17
A hidrólise de uma proteína produz: a) aminas. b) alcoóis. c) ésteres. d) ácidos carboxílicos. e) aminoácidos.
ENEM 2ºAplicação - Natureza e Matemática 2017 – Questão 126
No Brasil, os postos de combustíveis comercializavam uma gasolina com cerca de 22% de álcool anidro. Na queima de 1 litro desse combustível são liberados cerca de 2 kg de CO2 na atmosfera. O plantio de árvores pode atenuar os efeitos dessa...
UNESP 2005 – Questão 71
Por motivos históricos, alguns compostos orgânicos podem ter diferentes denominações aceitas como corretas. Alguns exemplos são o álcool etílico (C2H6O), a acetona (C3H6O) e o formaldeído (CH2O). Estes compostos podem também ser denominados, respectivamente, como a) hidroxietano, oxipropano e oximetano. b) etanol, propanal e metanal. c) etanol, propanona e metanal. d) etanol, propanona e metanona. e) etanal, propanal e metanona.
Base dudow 2000 – Questão 16
Numa reação endotérmica, a entalpia dos produtos é: a) menor que a dos reagentes b) maior que a dos reagentes c) igual à dos reagentes d) depende da quantidade de produtos e) depende da quantidade de reagentes