Base dudow 101 2000 – Questão 40

Ciências da Natureza / Física / Comportamento da Luz e Radiação Solar / Condições de Reflexão Total
 Ao viajar num dia quente por uma estrada asfaltada é comum enxergamos ao longe uma “poça d’água”. Sabemos que em dias de alta temperatura as camadas de ar, nas proximidades do solo, são mais quentes que  as camadas superiores. Como explicamos essa miragem?
a) Devido ao aumento de temperatura, a luz sofre dispersão
b) A densidade e o índice de refração absoluto diminuem com o aumento da temperatura. Os raios rasantes incidentes do Sol alcançam o ângulo limite e há reflexão total.
c) Devido ao aumento de temperatura, ocorre refração com desvio.
d) Ocorre reflexão simples devido ao aumento de temperatura
e) Devido ao aumento de temperatura, a densidade e o índice de refração absoluto aumentam. Os raios rasantes incidentes do Sol alcançam o ângulo limite e sofrem reflexão total.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2010 – Questão 73
Já se passaram 23 anos do acidente de Goiânia, quando em 1987, em um ferro-velho, ocorreu a abertura de uma cápsula contendo o material radioativo Cs-137, que apresenta meia-vida de 30 anos. Sabendo que, à época o acidente, havia 19,2g de Cs-137 na cápsula, o tempo, em anos, que resta para que a massa desse elemento seja reduzida a 2,4g é igual a: a) 67. b) 77. c) 80. d) 90. e) 97.
Base dudow 2000 – Questão 65
Uma bola é lançada com uma velocidade inicial de módulo 2,0 m/s, formando um ângulo de 60° com a horizontal. Despreze a resistência do ar. Sua velocidade no ponto mais alto de sua trajetória, supondo g = 10 m/s2, tem módulo igual a: a) nula. b) 1 m/s. c) 2 m/s. d) 4 m/s. e) 8 m/s.
FAMERP 2016 – Questão 33
Cometa e Rosetta atingem ponto mais próximo do Sol O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko e a sonda Rosetta, que o orbita há mais de um ano, chegaram ao ponto de maior aproximação do Sol. O periélio, a cerca de 186 milhões de quilômetros do Sol,...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 32
A luz gerada por uma lâmpada incandescente resulta do aumento de temperatura produzido em um filamento metálico pela passagem de uma corrente elétrica. Se V é a diferença de potencial elétrico sobre o filamento, i é a corrente que circula nesse filamento, durante um intervalo de tempo t , e R é a resistência do filamento, a energia dissipada na lâmpada é calculada pela equação: a) Vi. b) V²/R. c) Ri². d) Vit. e) V²/Rt.
ENEM 3ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 75
Dois satélites artificiais, S1, e S2, de massas M e 2M, respectivamente, estão em órbita ao redor da Terra e sujeitos ao seu campo gravitacional, Quando o satélite S1 passa por um determinado ponto do espaço, sua aceleração é de 7,0 m/s2. Qual será a aceleração do satélite S2, quando ele passar pelo mesmo ponto? a) 3,5 m/s2. b) 7,0 m/s2. c) 9,8 m/s2. d) 14 m/s2. e) 49 m/s2 .