Base dudow 098 2000 – Questão 30

Ciências da Natureza / Química / Equilíbrio Químico / Conceito
(PUC-MG 2008) Uma reação química está em equilíbrio químico quando a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos se mantém constante ao longo do tempo. O sulfato de zinco em solução aquosa saturada está em equilíbrio com os íons sulfato e zinco na reação a seguir.
Zn+2(aq) + SO4-2(aq) → ZnSO4(s)
Admitindo que a solução permaneça saturada, assinale a ação que provocará alteração do valor da constante de equilíbrio.
a) Aumento da temperatura;
b) Adição de água;
c) Adição de CuSO4;
d) Retirada de ZnSO4;
e) A constante não pode ser alterada;
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2014 – Questão 41
No ciclo do nitrogênio, as bactérias desnitrificantes estão relacionadas à função apontada em: a) conversão da amônia em nitrito. b) produção de nitrato a partir da amônia. c) liberação de gás nitrogênio para o ambiente. d) incorporaração de nitrogênio molecular em aminoácidos.
FATEC 2016 – Questão 3
De acordo com o texto, quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado uma quantidade de oxigênio, O2, correspondente a Dados: Massa Molar: O = 16 g/mol a) 120 mols. b) 375 mols. c) 750 mols. d) 3 750 mols. e) 7 500 mols.
Base dudow 2000 – Questão 13
(PUC PR) Sabe-se que a interação entre átomos que se ligam, na formação de novas substâncias, é feita através de seus elétrons mais externos. Uma combinação possível entre o elemento A com a configuração eletrônica 1s22s22p63s23p64s1 e outro B (Z=16) terá fórmula e ligação, respectivamente: a) AB e ligação covalente apolar. b) A2B e ligação iônica. c) A2B3 e ligação covalente polar. d) AB2 e ligação iônica. e) A2B e ligação covalente polar.
UFABC 2008 – Questão 44
O extrato de repolho roxo apresenta cores diferentes conforme o pH da solução com a qual entra em contato. A cor assumida por esse indicador em pH próximo de 7 é lilás. Assim, esse indicador deverá ser lilás quando adicionado a uma solução aquosa de a) ácido clorídrico. b) cloreto de sódio. c) carbonato de potássio. d) nitrato de amônio. e) soda cáustica.
Base dudow 2000 – Questão 52
O rubídio (família = 1 e período = 5) é utilizado nas células fotoelétricas e o silício (família = 4 e período = 3), na fabricação de artefatos microeletrônicos. Comparando esses elementos, é correto afirmar que: a) o silício possui maior raio atômico. b) o silício apresenta maior afinidade eletrônica. c) o rubídio apresenta maior energia de ionização. d) o silício é menos eletronegativo. e) o rubídio apresenta menor tendência a perder elétrons.