Base dudow 092 2000 – Questão 28

Ciências Humanas / Geografia / Guerra fria / O Mundo Polarizado
ORDEM MUNDIAL: O mundo da Guerra Fria foi marcado por muitos conflitos. Em todos eles, direta ou indiretamente, os Estados Unidos (país líder do bloco capitalista) e a União Soviética (líder do bloco socialista) estavam envolvidos. O desenrolar desses conflitos fez com que o espaço mundial fosse reconfigurado.
 
Sobre a configuração do mundo durante a Guerra Fria, é correto afirmar que:

a) a independência das colônias africanas deu origem a novos países como o Vietnã, que se tornou socialista após violento conflito, e o Laos, que se tornou capitalista.
b) a invasão soviética provocou a guerra das Filipinas, ao término da qual, a metade sul do País tornou-se socialista, e a metade norte, capitalista.
c) a Coréia, com a derrota dos japoneses, foi dividida: o norte passou a pertencer ao bloco socialista, e o sul, ao capitalista.
d) a invasão das tropas americanas provocou a divisão da Tchecoslováquia em dois países, sendo que apenas a parte eslovaca tornou-se capitalista.
e) a ocupação soviética fez com que a Mongólia se separasse da China, sendo que a primeira tornou-se capitalista, e a última, comunista.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 59
Pensar o corpo como algo produzido pela cultura é, simultaneamente, um desafio e uma necessidade. Um desafio porque rompe, de certa forma, com o olhar naturalista sobre o qual muitas vezes o corpo é observado, explicado, classificado e tratado. Uma...
Base dudow 2000 – Questão 2
Durante o Novo Império Egípcio, ocorreu a reforma religiosa. Assinale abaixo a alternativa que contenha os elementos desta reforma: ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2009 – Questão 63
No Brasil, na complexidade de seu território, com muitas diferenças regionais, ocorreu um fato marcante o cenário político nacional, capaz de mobilizar e aglutinar todos os segmentos da sociedade. Esse fato, relacionado...
Base dudow 2000 – Questão 38
Sobre a fronteira entre México e Estados Unidos, é correto citar a (o): a) ausência de vias de circulação modernas entre os dois países. b) dificuldade de acesso terrestre de norteamericanos ao México. c) Redução das exportações do norte do México para os Estados Unidos. d) Restrição da entrada de trabalhadores mexicanos nos Estados Unidos. e) Embargo econômico dos Estados Unidos à produção agrícola do México.
UNESP (julho) 2005 – Questão 55
(...) em diversas ocasiões, governadores, senhores de engenhos municipais convocaram sertanistas de São Paulo para empreender campanhas de “desinfestação” contra as populações revoltadas. (...) ...