Base dudow 089 2000 – Questão 6

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Características - Realismo e Naturalismo
Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre o Naturalismo no Brasil.
a) O Naturalismo, por seus princípios científicos, considerava os narrativos literários exemplos de demonstração de teses e ideias sobre a sociedade e o homem.
b) O Naturalismo usou elementos da natureza selvagem do Brasil do século XIX para defender teses sobre os defeitos da cultura primitiva.
c) A valorização da natureza rude verificada nos poetas árcades se prolonga na visão naturalista do século XIX, que toma a natureza decadente dos cortiços para provar os malefícios da mestiçagem.
d) O Naturalismo no Brasil esteve sempre ligado à beleza das paisagens das cidades e do interior do Brasil.
e) O Naturalismo do século XIX no Brasil difundiu na literatura uma linguagem científica e hermética, fazendo com que os textos literários fossem lidos apenas por intelectuais.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 6
AMOR DE SALVAÇÃO ...
Base dudow 2000 – Questão 38
Amor, desamor e ciúme; frequente inspiração na vida popular, bem como a exploração do eu feminino indicam cantiga de: a) amigo b) amor e amigo c) amor d) escárnio e) maldizer
Base dudow 2000 – Questão 65
O Romantismo é de origem Europeia, tendo seu início em dois países: a) França e Alemanha; b) Inglaterra e França; c) Alemanha e Inglaterra; d) França e Itália; e) Espanha e Portugal.
Base dudow 2000 – Questão 65
Aleijadinho, Cristo do carregamento da Cruz. ...
Base dudow 2000 – Questão 37
Leia o texto abaixo, referente a uma “receita” para se fazer um poema: ...