Base dudow 089 2000 – Questão 55

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crítica ao Romantismo: "Certo não lhe falta imaginação; mas esta tem suas regras, o astro, leis, e se há casos em que eles rompem as leis e as regras são porque as fazem novas, é porque se chama Shakespeare, Dante, Goethe, Camões."
Com base nesse texto, notamos que o autor:
a) Entende a arte como um conjunto de princípios estéticos consagrados, que não pode ser manipulado por movimentos literários específicos.
b) Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem soluções ideais para pôr termo à falta de invenção dos românticos.
c) Refuga o Romantismo, na medida em que os autores desse período reivindicaram uma estética oposta à clássica.
d) Preocupa-se com princípios estéticos e acredita que a criação literária deve decorrer de uma elaborada produção dos autores.
e) Defende a ideia de que cada movimento literário deve ter um programa estético rígido e inviolável.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 40
Qual é a incorreta quanto às características naturalistas: a) defesa do livre-arbítrio; b) linguagem sinestésica; c) personagens animalizadas; d) obsessão pela miséria e pelos aspectos degradantes da vida; e) movimentos de massa.
UFRGS - Literatura 2010 – Questão 31
Considere as seguintes afirmações sobre obras de três escritores do século XIX. ...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 20
O sol da tarde incidindo num buquê de rosas, ou a luz elétrica inundando violenta a sala, projeta, juntamente com outros signos, faces reveladoras no conto A imitação da rosa, de Clarice Lispector. ...
UFRGS - Literatura 2010 – Questão 33
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas. ...
Base dudow 2000 – Questão 36
“Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos...