Base dudow 089 2000 – Questão 55

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crítica ao Romantismo: "Certo não lhe falta imaginação; mas esta tem suas regras, o astro, leis, e se há casos em que eles rompem as leis e as regras são porque as fazem novas, é porque se chama Shakespeare, Dante, Goethe, Camões."
Com base nesse texto, notamos que o autor:
a) Entende a arte como um conjunto de princípios estéticos consagrados, que não pode ser manipulado por movimentos literários específicos.
b) Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem soluções ideais para pôr termo à falta de invenção dos românticos.
c) Refuga o Romantismo, na medida em que os autores desse período reivindicaram uma estética oposta à clássica.
d) Preocupa-se com princípios estéticos e acredita que a criação literária deve decorrer de uma elaborada produção dos autores.
e) Defende a ideia de que cada movimento literário deve ter um programa estético rígido e inviolável.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 63
Embora tenha estreado sob influências parnasiano-simbolistas, logo aderiu definitivamente ao Modernismo. O caráter geral de sua poesia é marcado pelo tom confidencial, pelo desejo insatisfeito, pela amargura e por referências autobiográficas....
FGV Economia 2010 – Questão 44
Assinale a alternativa em que a frase dada e sua nova versão apresentam expressão metafórica. ...
Base dudow 2000 – Questão 40
Qual é a incorreta quanto às características naturalistas: a) defesa do livre-arbítrio; b) linguagem sinestésica; c) personagens animalizadas; d) obsessão pela miséria e pelos aspectos degradantes da vida; e) movimentos de massa.
Base dudow 2000 – Questão 7
Bocage só não escreveu: a) poesia satírica e obscena. b) poesia lírica bucólica. c) poesia lírica reflexiva. d) poesia encomiástica e de circunstância. e) poesia épica.
FGV Administração 2010 – Questão 20
O romance do qual se extraiu o texto foi publicado na última década do século XIX, período em que a literatura brasileira, no seu conjunto, se caracterizou, tanto na prosa quanto na poesia, principalmente, a) pelo retorno ao misticismo. b) pela temática regionalista. c) pelo tradicionalismo linguístico. d) pela valorização do método científico. e) pelo ecletismo estilístico.