Base dudow 089 2000 – Questão 14

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado romance divisor de águas da obra machadiana porque, a partir dele, o autor:
a) assume de vez a visão romântica da realidade, apenas esboçada nos romances da chamada primeira fase.
b) se insere na estética naturalista, ao denunciar as mazelas sociais, os casos patológicos e os aspectos mais repugnantes da sociedade.
c) procede a uma retificação da própria obra, através da voz de personagens por meio das quais renega os valores da primeira fase.
d) antecede as conquistas modernistas, com uma postur
a crítica diante da civilização industrial e uma atitude de denúncia das misérias do mundo real.
e) desmitifica as idealizações românticas e assume uma visão crítica que, despindo as aparências que encobrem a realidade, busca as razões últimas das ações humanas.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2010 – Questão 21
Assim como ocorre no texto, o dinheiro também tem grande importância na estruturação de um importante romance do Romantismo brasileiro, a ponto de suas quatro partes receberem os seguintes títulos: “O preço”, “Quitação”, “Posse” e “Resgate”. Trata-se da obra a) Memórias de um sargento de milícias. b) Senhora. c) Casa de pensão. d) A escrava Isaura. e) Inocência.
Base dudow 2000 – Questão 50
Dom Casmurro é narrado em estilo de memórias: quem conta a história é o protagonista, que evoca seu próprio passado. Outra conhecida obra da literatura brasileira, relatando as memórias da personagem principal, NÃO tem como narrador o próprio...
Base dudow 2000 – Questão 26
Classifique o texto de acordo com as Vanguardas Europeias. ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 60
Após análise dos dois textos, pode-se afirmar que: ...
FUVEST 2006 – Questão 8
Considere as seguintes afirmações: ...