Base dudow 088 2000 – Questão 66

Linguagens / Literatura / Arcadismo / Manuel Maria Barbosa Du Bocage
A respeito de Bocage, assinale a informação incorreta.
a) Além de produzir poesia culta, foi poeta popular e exímio improvisador.
b) Sob a linguagem grosseira, mas sempre divertida, com que representa situações escabrosas,  revela-se muitas vezes, um moralismo bastante convencional, machista e preconceituoso.
c) A capacidade de representar o traço caricatural e ridículo de situações e pessoas, aliada à versificação fluente e  precisa, à linguagem próxima da oralidade, faz-nos rir, até nas passagens vulgares, mesmo quando discordamos da visão distorcida e encobertamente moralista.
d) Os alvos privilegiados de sua sátira foram os mulatos e os mestiços das colônias orientais. É contra eles que mostra a presunção da superioridade do branco europeu, o racismo e o preconceito.
e) A sátira bocagiana é superior à sua produção lírica, além de ser muito mais popular autêntica e original.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 32
I. Autor que levava no palco a sociedade portuguesa da primeira metade do século XVI, vivenciando, na expressão de Antônio José Saraiva, o reflexo da crise. ...
Base dudow 2000 – Questão 36
Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e indique os verdadeiros e os falsos. Sobre literatura, gênero e estilo literários, pode-se dizer que: ...
Base dudow 2000 – Questão 61
O Trovadorismo é considerado a primeira época lírica portuguesa. A seguinte afirmação é correta sobre o seu contexto histórico e artístico: ...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 18
Só me perguntava o que era, se nunca os vira... O trecho, transposto para discurso direto, em norma padrão, assume a seguinte forma:Só me perguntava:a) – O que era, nunca os vira?b) – O que é, nunca os vira?c) – O que é, nunca os viram?d) – O que foi, nunca os vira?e) – O que foi, nunca os viu?
Base dudow 2000 – Questão 8
O poema confirma a opinião corrente a respeito do autor: a) poeta da dúvida e da descrença. b) poeta do sentimento da natureza. c) poeta de sentimentos "belos, doces e meigos". d) poeta da retórica apaixonada. e) poeta participante que fulmina a escravidão e a injustiça.