Base dudow 088 2000 – Questão 66

Linguagens / Literatura / Arcadismo / Manuel Maria Barbosa Du Bocage
A respeito de Bocage, assinale a informação incorreta.
a) Além de produzir poesia culta, foi poeta popular e exímio improvisador.
b) Sob a linguagem grosseira, mas sempre divertida, com que representa situações escabrosas,  revela-se muitas vezes, um moralismo bastante convencional, machista e preconceituoso.
c) A capacidade de representar o traço caricatural e ridículo de situações e pessoas, aliada à versificação fluente e  precisa, à linguagem próxima da oralidade, faz-nos rir, até nas passagens vulgares, mesmo quando discordamos da visão distorcida e encobertamente moralista.
d) Os alvos privilegiados de sua sátira foram os mulatos e os mestiços das colônias orientais. É contra eles que mostra a presunção da superioridade do branco europeu, o racismo e o preconceito.
e) A sátira bocagiana é superior à sua produção lírica, além de ser muito mais popular autêntica e original.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 6
Em meados do século XIV, a poesia trovadoresca entra em decadência, surgindo, em seu lugar, uma nova forma de poesia, totalmente distanciada da música, apresentando amadurecimento técnico, com novos recursos estilísticos e novas formas...
Base dudow 2000 – Questão 16
Assinale a alternativa falsa: ...
Base dudow 2000 – Questão 51
Sobre as cantigas de escárnio do trovadorismo português é correto afirmar que ...
Base dudow 2000 – Questão 25
Apontar a alternativa correta: a) Tomás Antônio Gonzaga cultivou a poesia satírica em O Desertor. b) Na obra Cartas Chilenas, temos uma sátira contra a administração de Luís da Cunha Menezes. c) Nessa obra o autor se disfarça sob o nome de "Doroteu" d) Para maior disfarce, o autor de Cartas Chilenas faz passar a ação na cidade do Rio de Janeiro. e) Por quase 200 anos permaneceu um mistério sobre a identidade do verdadeiro autor das Cartas Chilenas.
FUVEST 2008 – Questão 53
Apesar de viver “um pouco ao sabor da sorte”, “sem plano nem reflexão”, “movido pelas circunstâncias”, como uma espécie de “títere” (expressões de Antonio Candido), o protagonista das Memórias de um sargento de milícias,...