Base dudow 088 2000 – Questão 66

Linguagens / Literatura / Arcadismo / Manuel Maria Barbosa Du Bocage
A respeito de Bocage, assinale a informação incorreta.
a) Além de produzir poesia culta, foi poeta popular e exímio improvisador.
b) Sob a linguagem grosseira, mas sempre divertida, com que representa situações escabrosas,  revela-se muitas vezes, um moralismo bastante convencional, machista e preconceituoso.
c) A capacidade de representar o traço caricatural e ridículo de situações e pessoas, aliada à versificação fluente e  precisa, à linguagem próxima da oralidade, faz-nos rir, até nas passagens vulgares, mesmo quando discordamos da visão distorcida e encobertamente moralista.
d) Os alvos privilegiados de sua sátira foram os mulatos e os mestiços das colônias orientais. É contra eles que mostra a presunção da superioridade do branco europeu, o racismo e o preconceito.
e) A sátira bocagiana é superior à sua produção lírica, além de ser muito mais popular autêntica e original.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 50
Dom Casmurro é narrado em estilo de memórias: quem conta a história é o protagonista, que evoca seu próprio passado. Outra conhecida obra da literatura brasileira, relatando as memórias da personagem principal, NÃO tem como narrador o próprio...
Base dudow 2000 – Questão 24
Maçã ...
Base dudow 2000 – Questão 1
Com a sociedade de consumo, nasce a figura do contribuinte. Tanto quanto a palavra consumo ou consumidor, a palavra contribuinte está sendo usada aqui numa acepção particular. No capitalismo clássico, os impostos que recaíam sobre os salários o...
Base dudow 2000 – Questão 36
Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que: ...
Base dudow 2000 – Questão 65
O nome de Oswald de Andrade está, sobretudo associado a) a um novo tratamento ficcional do regionalismo nordestino. b) a poemas líricos que ainda carregam influência simbolista. c) ao jornalismo político, demolidor, de denúncia social. d) a um nacionalismo que resgata em sua pureza o indianismo romântico. e) a uma revolução bem-humorada da linguagem da poesia e do romance.