Base dudow 088 2000 – Questão 38

Linguagens / Literatura / Trovadorismo / Traços característicos Trovadorismo
Amor, desamor e ciúme; frequente inspiração na vida popular, bem como a exploração do eu feminino indicam cantiga de:
a) amigo
b) amor e amigo
c) amor
d) escárnio
e) maldizer

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 53
Texto 1 ...
Base dudow 2000 – Questão 46
É evidente a presença da cultura trovadoresca nos nossos dias, haja vista que: ...
Base dudow 2000 – Questão 65
Aponte a alternativa que não corresponde ao Barroco. a) Bifrontismo, dualismo, fusionismo, sentido dilemático. b) Feísmo, pessimismos, oscilação entre sublime e o grotesco. c) Teocentrismo versus antropocentrismo, fé versus razão, alma versus corpo. d) Atitude lúdica, niilismo temático, rebuscamento. e) Universalismo, uniformidade de características e projeções.
Base dudow 2000 – Questão 10
A obra de Casimiro de Abreu: a) reveste-se de intensa preocupação social, reflexo de um temperamento inconformado. b) pode ser considerada uma das mais legítimas expressões do condoreirismo. c) pode ser considerada a iniciadora do movimento romântico brasileiro. d) é de expressão fácil e marcada pela constante nostalgia do passado. e) tem como tema central a ingenuidade do selvagem brasileiro no seio da natureza.
Base dudow 2000 – Questão 29
O Romantismo foi introduzido no Brasil em 1836, com a publicação do livro: a) Os Timbiras, de Gonçalves Dias. b) Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães. c) A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. d) A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães. e) Primeiros cantos, de Gonçalves Dias.