Base dudow 086 2000 – Questão 20

Ciências Humanas / História / Colonização Espanhola / Descobrimento e Conquista
No início do século XIX, o naturalista alemão Carl von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou:
 
“Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (...). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz”.
(MARTIUS, Carl von. O estado do direito entre os
autóctones do Brasil. Belo Horizonte; São Paulo: Itatiaia;
Edusp, 1982.)
 
Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista von Martius:
a) Apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e a fauna do país.
b) Discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios.
c) Defendia uma posição progressiva para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
d) Procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América.
e) Desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora europeia”, típica do século XIX.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2003 – Questão 50
A seguir são apresentadas declarações de duas personalidades da História do Brasil a respeito da localização da capital do país, respectivamente um século e uma década antes da proposta de construção de Brasília como novo Distrito...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 69
TEXTO I ...
UERJ 2009 – Questão 48
A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) – assinada pelo Brasil em 1982 e ratificada em 1988 – introduz ou consagra os conceitos de mar territorial, zona econômica exclusiva e plataforma continental. ...
UNESP 2012 – Questão 42
A situação de harmonia no Congresso entraria em crise nas eleições de 1974, marco importante do avanço pela retomada do Estado de Direito. ...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 63
TEXTO I ...