Base dudow 082 2000 – Questão 43

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
(Pucpr 2007) TEXTO I
A tentativa de comparar Ronaldinho Gaúcho com Pelé não faz sentido. Sem considerar mil outros motivos, a própria estatística publicada mostra isso. Quem pensa o contrário nunca teve o privilégio e a felicidade de ver o Rei jogar.
(Antonio Carlos S. Serrano)
 
TEXTO II
Ronaldinho Gaúcho leva apenas duas vantagens sobre Pelé: o glamour da mídia e a força dos milionários contratos comerciais, praticamente inexistentes na época em que Pelé atuava. No principal quesito em  análise (o futebol), é pura perda de tempo discutir quem é ou foi melhor. Pelé é único.
(Humberto Jônatas J. Miranda)
 
Os dois textos anteriores foram retirados da seção "Caixa Postal" da revista "Época" (22/05/06), no qual leitores se manifestam sobre a reportagem de capa (Ronaldinho ou Pelé?) da edição da semana anterior.
Leia as cartas, analise os pontos de vista de cada uma e depois indique o que for FALSO em relação a elas. 
a)  Os leitores de ambas as cartas escreveram à revista com o objetivo de expressarem o ponto de vista pessoal a respeito da polêmica levantada por uma reportagem. 
b)  É possível deduzir que a reportagem de capa levantava a discussão sobre qual de dois jogadores (Ronaldinho Gaúcho e Pelé) seria melhor. 
c) Humberto Miranda considera Ronaldinho Gaúcho melhor que Pelé em qualidade técnica. 
d)  Os dois leitores compartilham o ponto de vista que Pelé é melhor. 
e)  Para Antonio Serrano, a qualidade do jogador Pelé é bem superior à de Ronaldinho Gaúcho.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2011 – Questão 56
A inclinação para o ocultismo é um sintoma da regressão da consciência. A tendência velada da sociedade para o desastre faz de tolas suas vítimas com falsas revelações e fenômenos alucinatórios. O ocultismo é a metafísica dos parvos....
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 133
Disponível em: www.assine.abril.com.br. ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2024 – Questão 37
panela ...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 111
Quincas Borba mal podia encobrir a satisfação do triunfo. Tinha uma asa de frango no prato, e trincava-a com filosófica serenidade. Eu fiz-lhe ainda algumas objeções, mas tão trouxas, que ele não gastou muito tempo em destruí-las. ...
PASUSP 2009 – Questão 47
Poluição no Tietê encolhe 120 km ...