Base dudow 074 2000 – Questão 48

Linguagens / Literatura / Romantismo / Portugal: Autores da Segunda Geração
Simão, meu esposo. Sei tudo... Está conosco a morte. Olha que te escrevo sem lágrimas. A minha agonia começou há sete meses. Deus é bom, que me poupou ao crime. Ouvi a notícia da tua próxima morte, e então compreendi porque estou morrendo hora a hora. Aqui está o nosso fim, Simão!... Olha as nossas esperanças! Quando tu me dizias os teus sonhos de felicidade, eu te dizia os meus!... Que mal fariam a Deus os nossos inocentes desejos?!... Porque não merecemos nós o que tanta gente tem?... Assim acabaria tudo, Simão? Não posso crê-lo! A eternidade apresenta-se-me tenebrosa, porque a esperança era a luz que me guiava de ti para a fé. Mas não pode findar assim o nosso destino. Vê se podes segurar o último fio da tua vida a uma esperança qualquer. Ver-nos-emos num outro mundo, Simão? Terei eu merecido a Deus contemplar-te? Eu rezo, suplico, mas desfaleço na fé quando me lembram as últimas agonias do teu martírio. As minhas são suaves; quase que as não sinto. Não deve custar a morte a quem tiver o coração tranquilo. O pior é a saudade, saudade daquelas esperanças que tu achavas no meu coração, adivinhando as tuas. Não importa, se nada há além desta vida. Ao menos, morrer. Se tu pudesses viver agora, de que te serviria? Eu também estou condenada, e sem remédio. Segue-me, Simão! Não tenhas saudades da vida, não tenhas, ainda que a razão te diga que podias ser feliz, se me não tivesses encontrado no caminho por onde te levei à morte... E que morte, meu Deus!... Aceita-a! Não te arrependas. (...)
Camilo C. Branco. Amor de perdição
Escolha a alternativa incorreta.
a) Tema central no Romantismo, a morte surge no excerto como síntese do platonismo amoroso: ela é desejada como o locus amoenus da união eterna entre os amantes.
b) O fragmento é uma manifestação típica do exacerbado sentimentalismo burguês que dominava o gosto literário durante o período romântico.
c) O texto bem exemplifica as características da novela passional de Camilo Castelo Branco, cujo tom trágico é acentuado pelo sofrimento heroico das personagens diante dos obstáculos que o destino impõe à felicidade amorosa.
d) A instabilidade emocional e o domínio dos impulsos subjetivos são marcas do discurso romântico, que se materializa, por exemplo, na pontuação peculiar do fragmento.
e) O trecho exemplifica o gosto romântico pelas contradições e antagonismos que dividem o indivíduo, o que se percebe, por exemplo, na oscilação da personagem entre a fé e a dúvida.

Veja outras questões semelhantes:

UFRGS - Literatura 2010 – Questão 31
Considere as seguintes afirmações sobre obras de três escritores do século XIX. ...
Base dudow 2000 – Questão 44
(UM-Sp) Assinale a alternativa onde se encontra um traço não pertinente a Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco. a) Diálogos geralmente marcados por retórica sentimental. b) Narração densa e rápida das ações decisivas. c) Comprometimento com propostas realistas de Eça de Queirós. d) Grandeza trágica de paixões e situações. e) Apresentação de alguns personagens extraídos do meio popular.
Base dudow 2000 – Questão 61
Graciliano Ramos pertenceu à geração do Romance de 30, dedicando-se a temas sociais. Memórias do Cárcere é uma obra que pode ser descrita como: ...
UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 42
O tratamento literário conferido à natureza ao longo do século XIX revela que, ...
Base dudow 2000 – Questão 50
Por definição, um romance histórico é uma narrativa épica, em prosa, que exalta a ação heróica de um "santo-guerreiro", homem invencível e cristão, misturando elementos lendários, míticos, ou criados pela imaginação do autor, com cenários, fatos e personagens reais. Aponte qual dos romances abaixo pertence a este gênero. a) "Lendas e narrativas" b) "Amor de salvação" c) "As pupilas do senhor reitor" d) "Eurico, o Presbítero" e) "Os fidalgos da casa mourisca"