Base dudow 074 2000 – Questão 48

Linguagens / Literatura / Romantismo / Portugal: Autores da Segunda Geração
Simão, meu esposo. Sei tudo... Está conosco a morte. Olha que te escrevo sem lágrimas. A minha agonia começou há sete meses. Deus é bom, que me poupou ao crime. Ouvi a notícia da tua próxima morte, e então compreendi porque estou morrendo hora a hora. Aqui está o nosso fim, Simão!... Olha as nossas esperanças! Quando tu me dizias os teus sonhos de felicidade, eu te dizia os meus!... Que mal fariam a Deus os nossos inocentes desejos?!... Porque não merecemos nós o que tanta gente tem?... Assim acabaria tudo, Simão? Não posso crê-lo! A eternidade apresenta-se-me tenebrosa, porque a esperança era a luz que me guiava de ti para a fé. Mas não pode findar assim o nosso destino. Vê se podes segurar o último fio da tua vida a uma esperança qualquer. Ver-nos-emos num outro mundo, Simão? Terei eu merecido a Deus contemplar-te? Eu rezo, suplico, mas desfaleço na fé quando me lembram as últimas agonias do teu martírio. As minhas são suaves; quase que as não sinto. Não deve custar a morte a quem tiver o coração tranquilo. O pior é a saudade, saudade daquelas esperanças que tu achavas no meu coração, adivinhando as tuas. Não importa, se nada há além desta vida. Ao menos, morrer. Se tu pudesses viver agora, de que te serviria? Eu também estou condenada, e sem remédio. Segue-me, Simão! Não tenhas saudades da vida, não tenhas, ainda que a razão te diga que podias ser feliz, se me não tivesses encontrado no caminho por onde te levei à morte... E que morte, meu Deus!... Aceita-a! Não te arrependas. (...)
Camilo C. Branco. Amor de perdição
Escolha a alternativa incorreta.
a) Tema central no Romantismo, a morte surge no excerto como síntese do platonismo amoroso: ela é desejada como o locus amoenus da união eterna entre os amantes.
b) O fragmento é uma manifestação típica do exacerbado sentimentalismo burguês que dominava o gosto literário durante o período romântico.
c) O texto bem exemplifica as características da novela passional de Camilo Castelo Branco, cujo tom trágico é acentuado pelo sofrimento heroico das personagens diante dos obstáculos que o destino impõe à felicidade amorosa.
d) A instabilidade emocional e o domínio dos impulsos subjetivos são marcas do discurso romântico, que se materializa, por exemplo, na pontuação peculiar do fragmento.
e) O trecho exemplifica o gosto romântico pelas contradições e antagonismos que dividem o indivíduo, o que se percebe, por exemplo, na oscilação da personagem entre a fé e a dúvida.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 39
Qual é a incorreta com relação à obra de Aluísio Azevedo: a) O Cortiço, Casa de Pensão e O Mulato constituem sua grande trilogia naturalista. b) ao lado dos romances naturalistas, escreveu obras de cunho romântico, nas quais faz concessões ao gosto do público. c) jamais se realizou dentro dos moldes naturalistas. d) foi crítico impiedoso da sociedade da época. e) investiu contra os preconceitos de qualquer natureza.
Base dudow 2000 – Questão 67
Ainda de acordo com o texto, é correto afirmar: ...
Base dudow 2000 – Questão 15
Das afirmações abaixo, a respeito de Machado de Assis, a única falsa é: a) a ironia e o humor são grandes suportes de sustentação de sua obra. b) como ficcionista, dá grande ênfase à psicologia de suas personagens. c) normalmente, suas personagens são tratadas com severo rigor crítico. d) sua narrativa sempre focaliza o ambiente urbano do Rio de Janeiro. e) seus romances estão marcados pela preocupação com a ação e o episódio.
Base dudow 2000 – Questão 25
Sobre Fernando Pessoa, assinale a proposta incorreta. ...
UERJ 2012 – Questão 2
A tira traz um efeito de surpresa ao final, produzido pela cena inusitada de uma pessoa sentada no ar, como se isso fosse possível. Esse efeito de surpresa se intensifica pelo fato de o último quadrinho contrastar com o seguinte aspecto da própria tira: a) exposição parcial do cotidiano familiar. b) sugestão gradual de atitudes imprevisíveis. c) apresentação sequencial de ações rotineiras. d) referência indireta à solidão dos personagens.