Base dudow 072 2000 – Questão 57

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Leia o capítulo IV de Dom Casmurro, de Machado de Assis, transcrito integralmente a seguir:
 
José Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às ideias; não as havendo, servia a prolongar as frases. Levantou-se para ir buscar o gamão, que estava no interior da casa. Cosi-me muito à parede, e vi-o passar com as suas calças brancas engomadas, presilhas, rodaque e gravata de mola. Foi dos últimos que usaram presilhas no Rio de Janeiro, e talvez neste mundo. Trazia as calças curtas para que lhe ficassem bem esticadas. A gravata de cetim preto, com um Arco de aço por dentro, imobilizava-lhe o pescoço; era então moda. O rodaque de chita veste caseira e leve, parecia nele uma casaca de cerimônia. Era magro, chupado, com um princípio de calva; teria os seus cinquenta e cinco anos. Levantou-se com o passo vagaroso do costume, não aquele vagar arrastado se era dos preguiçosos, mas um vagar calculado e deduzido, um silogismo completo, a premissa antes da consequência, a consequência antes da conclusão.
Um dever amaríssimo!
(Machado de Assis. Dom Casmurro)
 
a) O "dever amaríssimo" assumido por José Dias é o de lembrar Dona Glória  – a quem respeita com um misto de veneração e interesse  – de que ela havia feito, anos antes, a promessa de enviar seu único filho, Bentinho, para estudar em um seminário. Para reforçar seus argumentos, diz que isto deve ocorrer para que se interrompa o nascente relacionamento de Bentinho com Capitu, antes que seja tarde.
b) José Dias representa no romance a figura do agregado, alguém sem recursos que vive de favor na casa de uma família de posses e que, no relacionamento com esta, cumpre pequenas "tarefas" como uma espécie de paga. Em relação a Dona Glória e a Bentinho, José Dias tanto é o conselheiro – que simula ilustração e conhecimento – como o humilde serviçal, sempre prevendo as vantagens que levará com seus atos.
c) José Dias terá grande importância no transcurso da ação, após a denúncia que faz a Dona Glória  dos perigos que a amizade de Bentinho e Capitu pode trazer. Na verdade, sua atitude é a de quem "joga" com seus "protetores". De um lado, ele suscita em Dona Glória a necessidade de cumprir a promessa. De outro, quando solicitado, oferecerá ajuda a Bentinho para que ele não vá para o seminário.
d) Pode-se dizer que, a despeito de sua atitude intrometida ao aconselhar Dona Glória sobre a necessidade de separar Bentinho de Capitu  – quando os dois ainda eram crianças – José Dias é o primeiro a perceber os defeitos da futura esposa de Bentinho. Sua observação a respeito dela aponta para o fato de ser ―desmiolada‖, filha de uma família de moral condenável e intenções talvez interesseiras em relação àquela amizade.
e) José Dias descrito com ironia no fragmento citado, é a personificação dos vícios da aristocracia decaída e empobrecida depois do processo de Independência do Brasil no século XIX. Outrora rico e influente – tendo sido sócio do falecido marido de Dona Glória  – José Dias tornou-se, com o tempo, uma figura pouco relevante nas rodas sociais de seu tempo, razão pela qual vive dos favores que lhe dirige a mãe de Bentinho, a quem respeita incondicionalmente, sem lhe pedir nada. 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 10
O poema que se segue integra o volume intitulado Muitas vozes, publicado por Ferreira Gullar no ano de 1999. ...
UERJ 2010 – Questão 9
A pergunta formulada pelo marciano pode ser lida como uma projeção da consciência do próprio sujeito poético. Um verso que também sugere essa projeção é: a) O marciano encontrou-me na rua (v. 1) b) Afastou-se o marciano, e persegui-o. (v. 5) c) Mas, recusando o colóquio, desintegrou-se (v. 7) d) E fiquei só em mim, de mim ausente. (v. 9)
FGV Administração 2010 – Questão 23
Considere as seguintes afirmações: I. A repetição do verbo no verso 5 tem a finalidade de indicar que a ação foi praticada repetidas vezes. II. Entre as figuras de linguagem usadas no poema, destaca-se a hipérbole no verso 6. III. Há, no verso 9, um recurso expressivo de natureza sonora. Está correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I, II e III. c) II, apenas. d) I, apenas. e) III, apenas.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 106
ITURRUSGARAI, A. La Vie en Rose. ...
Base dudow 2000 – Questão 52
Sobre o Auto da Barca do Inferno (1517), assinale a alternativa correta. ...