“Os encantos da gentil cantora eram ainda realçados pela singeleza, e diremos quase pobreza do modesto trajar. Um vestido de chita ordinária azul-clara desenhava-lhe perfeitamente com encantadora simplicidade o porte esbelto e a cintura delicada, e desdobrando-se-lhe em roda em amplas ondulações parecia uma nuvem, do seio da qual se erguia a cantora como Vênus nascendo da espuma do mar, ou como um anjo surgindo dentre brumas vaporosas. (...)
Entretanto, abre-se sutilmente a cortina de cassa de uma das portas interiores, e uma nova personagem penetra no salão. Era também uma formosa dama ainda no viço da mocidade, bonita, bem feita e elegante. (...) Mas com todo esse luxo e *donaire de grande senhora nem por isso sua beleza deixava de ficar algum tanto eclipsada em presença das formas puras e corretas, da nobre singeleza (...) da cantora. ―Todavia Malvina era linda, encantadora mesmo, e posto que vaidosa de sua formosura e alta posição transluzia-lhe nos grandes e meigos olhos azuis toda a nativa bondade de seu coração." Bernardo Guimarães
*Vocabulário: Donaire: s.m. Elegância, graça, garbo.
Assinale a alternativa que apresenta significativo traço do estilo romântico comprovado com passagem do texto.
a) A contenção emotiva, que caracteriza a descrição panorâmica, aliada ao uso de clichê da tradição mitológica: Vênus nascendo da espuma do mar.
b) A associação de características da figura feminina a imagens fluidas e voláteis — nuvem, espuma do mar, brumas vaporosas —, criando atmosfera de envolvente devaneio.
c) O contraste que se estabelece entre "matéria" e "espírito": a idealização do esplendor físico da mulher aristocrática, em oposição à frivolidade de seu caráter (vaidosa de sua formosura e alta posição).
d) A opção pela prosa descritiva permite as divagações egocêntricas (em amplas ondulações parecia uma nuvem), em detrimento de um registro de aspectos do mundo social.
e) A descrição pormenorizada e crítica de um universo feminino, caracterizado por personagens que se deixam dominar pelos instintos e valores materialistas da sociedade burguesa: os requintes da beleza física, por exemplo (formosa dama... bonita, bem feita e elegante).