Base dudow 072 2000 – Questão 34

Linguagens / Literatura / Simbolismo / Características - Simbolismo
Assinale a única afirmação coerente com as características do movimento simbolista:
a) Algumas obras são bastante herméticas, justificando a referencia a um estilo "nefelibata", pela obscuridade nebulosa, consistindo não poucas vezes em uma linguagem de compreensão extremamente difícil.
b) Evita radicalmente a abordagem de paisagens desoladamente esfumaçada, de visões esgarçadas, de um estilo etéreo e de um penumbrismo no ambiente.
c) Nas obras há um predomínio dos fatos fisiológicos, que não de fatos de ordem espiritual e transcendente, mas apenas manifestações da matéria.
d) Preferência pelos assuntos da época, marcadamente as questões sociais, como a abolição da escravatura.
e) Exacerbado sentimento da natureza, que se revela especialmente quanto à apresentação do indígena e das riquezas naturais, como florestas, rios e fauna.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 22
A madrasta retalhava um tomate em fatias, assim finas, capaz de envenenar a todos. Era possível entrever o arroz branco do outro lado do tomate, tamanha a sua transparência. Com a saudade evaporando pelos olhos, eu insistia em justificar a economia...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 23
Para o poeta, a linguagem deve ...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 13
Se a frase – O quarentão é o amoroso refinado, capaz de sentir poesia onde o adolescente só vê o embaraçoso cotidiano ... – for para o plural e o termo sublinhado substituído por um sinônimo, obtém-se: ...
ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 122
Capítulo LIV - A pêndula ...
Base dudow 2000 – Questão 55
"Não faças versos sobre acontecimentos. / Não há criação na morte perante a poesia / Diante dela, a vida é um sol estático, / Não aquece nem ilumina." Uma das constantes na obra poética de Drummond é: a) Louvação do homem social. b) Negativismo absoluto. c) violação e desintegração da palavra. d) questionamento da própria poesia. e) Melancolia frente aos obstáculos da vida.