Base dudow 072 2000 – Questão 33

Linguagens / Literatura / Comparações - Obras, estilos, autores e outros / Mesma escola literária
Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:
a) A prática de um experimentalismo linguístico radical.
b) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante.
c) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico.
d) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
e) A expressão de aspectos até então negligenciada da realidade brasileira.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 57
É só a partir do Arcadismo, que começa a surgir no país uma relação sistemática entre autor, obra e público, que caracterizam um sistema literário. Aponte a alternativa que melhor descreve esse período. ...
Base dudow 2000 – Questão 37
Castro Alves, uma das figuras que melhor interpretou e expressou o lirismo do povo brasileiro, defendeu através de suas poesias, principalmente: a) as excelências da vida campestre em contraposição com a vida urbana; b) a necessidade econômica do trabalho escravo; c) o direito de liberdade para o negro d) A independência do Brasil; e) a necessidade de domar a inspiração.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 124
Oximoro, ou paradoxismo, é uma figura de retórica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão. ...
Base dudow 2000 – Questão 33
A respeito do Padre Antônio Vieira, pode-se afirmar: a) Embora vivesse no Brasil, por sua formação lusitana não se ocupou de problemas locais. b) Dada sua espiritualidade, demonstrava desinteresse por assuntos mundanos. c) Em função de seu zelo para com Deus, utilizava-O para justificar todos os acontecimentos políticos. d) Procurava adequar os textos bíblicos às realidades de que tratava. e) Mostrou-se tímido diante dos interesses dos poderosos.
ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 105
Olá! Negro ...