Base dudow 068 2000 – Questão 54

Ciências da Natureza / Biologia / Patologias / Agentes causadores de patologias
Um determinado parasita causador de doenças na espécie humana aloja-se na glândula salivar do hospedeiro transmissor. A seguir, no ciclo de transmissão da doença para o homem, o parasita invade a corrente sanguínea, depois o fígado, onde se multiplica, atingindo novamente a corrente sanguínea.
O parasita, o hospedeiro transmissor e a doença são respectivamente:
a) 'Plasmodium vivax  /' Anopheles'/ Malária
b) 'Trypanosoma cruzi' / 'Triatoma infestans' / Doença de Chagas
c) 'Wuchereria bancrofti' /' Culex fatigans'/ Filariose
d) 'Trypanosoma gambiensis '/' Glossina palpalis' / Doença do sono
e) 'Leishmania brasiliensis' / 'Phlebotomus' / Leishmaniose

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 29
Observando-se o esquema ilustrativo abaixo, de produção de animais transgênicos, verifica-se que são utilizados plasmídeos. Os plasmídeos são estruturas de natureza: a) viral. b) animal. c) vegetal. d) bacteriana. e) fúngica.
Base dudow 2000 – Questão 53
Em nosso intestino delgado, as moléculas de DNA (ácido desoxirribonucléico) presentes no alimento são digeridas e originam: a) Apenas aminoácidos. b) Fosfato, glicídio e bases nitrogenadas. c) Glicídio, bases nitrogenadas e aminoácidos. d) RNA transportador, RNA mensageiro e RNA ribossômico. e) Átomos livres, de carbono, nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e fósforo.
UNICAMP 2020 – Questão 15
A descoberta do processo celular de interferência por RNA (RNAi) rendeu aos cientistas Andrew Fire e Craig Mello o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2006. O RNAi intercepta e destrói as informações celulares conduzidas pelo RNA dentro da...
Base dudow 2000 – Questão 2
O vírus da imunodeficiência humana, conhecido como HIV (do inglês: human immunodeficiency virus), pertence à classe dos retrovírus e é causador da AIDS. Ao entrar no corpo humano, pode ficar silencioso e incubado por muitos anos. Essa fase...
FUVEST 2015 – Questão 90
No intestino humano, cada uma das vilosidades da superfície interna do intestino delgado tem uma arteríola, uma vênula e uma rede de capilares sanguíneos. Após uma refeição, as maiores concentrações de oxigênio, glicose e aminoácidos no sangue são encontradas nas a) b) c) d) e)