Base dudow 065 2000 – Questão 44

Ciências Humanas / História / A Era Vargas / O Estado Novo
O termo "pelego", com o sentido presente na crítica citada, foi forjado, na política brasileira:
 
 
a) na Era Vargas, quando os sindicatos foram legalizados, estando, entretanto, atrelados ao Ministério do Trabalho, resultando em um processo de despolitização da classe operária. 
b) durante o governo JK, quando a intensa penetração de capital estrangeiro levou a mudanças na legislação trabalhista, em defesa da classe operária. 
c) no curto governo Jânio  Quadros, quando os sindicatos foram fechados, em uma tentativa de conter as agitações de caráter socialista que ocorriam no país. 
d) durante o governo de João Goulart, como sendo uma característica de sua política social de esquerda, reflexo da aliança política estabelecida com o governo Fidel Castro. 
e) durante a Ditadura Militar, que transformou os sindicalistas em agentes políticos oficiais de repressão aos movimentos de contestação dos trabalhadores urbanos
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 33
Situam-se entre os principais resultados da Revolução de 1930, no Brasil, o ...
Base dudow 2000 – Questão 33
O Mercantilismo pode ser definido como: ...
UERJ 2009 – Questão 44
...
UNESP (julho) 2010 – Questão 56
O cônsul do Haiti em São Paulo, George Samuel Antoine, afirmou que a tragédia em seu país “está sendo boa” para que os haitianos fiquem mais conhecidos no Brasil. O diplomata não sabia que estava sendo filmado. As imagens apareceram em...
Base dudow 2000 – Questão 13
O período compreendido entre os séculos XIV e XV caracterizou-se: a) pela formação do estado democrático substituindo o estado feudal; b) pela constituição de contingentes militares nos moldes feudais; c) pelo fortalecimento econômico da classe nobre, apoiando a realeza; d) pela substituição do regime feudal pelas monarquias absolutas; e) pela substituição do sistema de pluralidade de moedas, prejudicando o desenvolvimento comercial.