Base dudow 064 2000 – Questão 40

Linguagens / Português / Semântica
O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, é aprender a observar. Só que isso, infelizmente, não é ensinado. Hoje nossos alunos são proibidos de observar o mundo, trancafiados que ficam numa sala de aula, estrategicamente colocada bem longe do dia-a-dia e da realidade. Nossas escolas nos obrigam a estudar mais os livros de antigamente do que a realidade que nos cerca. Observar, para muitos professores, significa ler o que os grandes intelectuais do passado observaram - gente como Rousseau, Platão ou Keynes. Só que esses grandes pensadores seriam os primeiros a dizer "esqueçam tudo o que escrevi", se estivessem vivos. Na época não existia internet nem computadores, o mundo era totalmente diferente. Eles ficariam chocados se soubessem que nossos alunos são impedidos de observar o mundo que os cerca e obrigados a ler teoria escrita 200 ou 2000 anos atrás - o que leva os jovens de hoje a se sentir alienados, confusos e sem respostas coerentes para explicar a realidade. 
      Não que eu seja contra livros,  muito pelo contrário. Sou a favor de observar primeiro, ler depois. Os livros, se forem bons, confirmarão o que você já suspeitava. Ou porão tudo em ordem, de forma esclarecedora. Existem livros antigos maravilhosos, com fatos que não podem ser esquecidos, mas precisam ser dosados com o aprendizado da observação. 
      Ensinar a observar deveria ser a tarefa número 1 da educação. Quase metade das grandes descobertas científicas surgiu não da lógica, do raciocínio ou do uso de teoria, mas da simples observação, auxiliada talvez por novos instrumentos, como o telescópio, o microscópio, o tomógrafo, ou pelo uso de novos algoritmos matemáticos. Se você tem dificuldade de raciocínio, talvez seja porque não aprendeu a observar direito, e seu problema nada tem a ver com sua cabeça. 
    Ensinar a observar não é fácil. Primeiro você precisa eliminar os preconceitos, ou pré-conceitos, que são a carga de atitudes e visões incorretas que alguns nos ensinam e nos impedem de enxergar o verdadeiro mundo. Há tanta coisa que é escrita hoje simplesmente para defender os interesses do autor ou grupo que dissemina essa idéia, o que é assustador. Se você quer ter uma visão independente, aprenda correndo a observar você mesmo.
    Quantas vezes não participamos de uma reunião e alguém diz "vamos parar de discutir", no sentido de pensar e tentar "ver" o problema de outro ângulo? Quantas vezes a gente simplesmente não "enxerga" a questão? Se você realmente quiser ter idéias novas, ser criativo, ser inovador e ter uma opinião independente, aprimore primeiro os seus sentidos. Você estará no caminho certo para começar a pensar.
 
(Stephen Kanitz, Observar e pensar. "Veja", 04.08.2004. Adaptado)
 
O advérbio "não", em uma frase do texto, é empregado de modo enfático, sem o sentido negativo que lhe é próprio. Assinale a alternativa em que isso ocorre.
 
a) Na época não existia internet nem computadores, o mundo era totalmente diferente.
b) Não que eu seja contra livros, muito pelo contrário.
c) Quase metade das descobertas científicas surgiu não da lógica [...], mas da simples observação.
d) Quantas vezes não participamos de uma reunião e alguém diz "vamos parar de discutir" [...]?
e) Quantas vezes a gente simplesmente não "enxerga" a questão?

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 20
Leia as frases a seguir e assinale a que está correta. a) A jovem que eu lhe falei à pouco vai ser entrevistada. b) A jovem que a pouco foi entrevistada é aquela que eu lhe falei. c) A jovem de cuja eu lhe falei há pouco é aquela que foi entrevistada. d) A jovem que há pouco foi entrevistada é aquela que eu lhe falei. e) A jovem que há pouco foi entrevistada é aquela com a qual lhe falei.
FGV Economia 2009 – Questão 44
A frase final do texto está redigida em 3.ª pessoa do singular (uma mulher) e 1.ª pessoa do singular (eu). Alternando ambas as ocorrências para o plural, obtém-se: ...
Base dudow 2000 – Questão 25
"Não serei o poeta de um mundo caduco."; "Entre eles considero a enorme realidade."; "Não serei o cantor de uma mulher"; "O tempo é a minha matéria." As expressões sublinhadas nos versos do texto exercem, respectivamente, as funções de: ...
Base dudow 2000 – Questão 23
Eugênia coxeava um pouco, tão pouco, que eu cheguei a perguntar-lhe se machucara o pé. Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas A forma verbal destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, pela forma composta a) teria machucado. b) tivesse machucado. c) tinha machucado. d) tem machucado. e) teve machucado.
Base dudow 2000 – Questão 21
Observe o poema abaixo: Bom Conselho Ouça um bom conselho Que lhe dou de graça Inútil dormir que a dor não passa Espere sentado Ou você se cansa Está provado Quem espera nunca alcança. Chico Buarque No contexto em que aparecem, as formas verbais destacadas expressam um (a): a) obrigação b) pedido ou sugestão c) desejo d) ordem autoritária e) dever