Base dudow 048 2000 – Questão 67

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
É óbvio que o Brasil precisa reverter a desvantagem de descendentes de negros, que saíram da escravidão, e dos índios, que foram dizimados e aculturados. Quanto a isso, não há duvida. Também não há duvida de que o país precisa reverter o descalabro em que viveram os brancos analfabetos e miseráveis. Isso significa que a desigualdade brasileira não é uma decorrência da tonalidade de pele, não é contra negros – é contra pobres. (...) As favelas e a mendicância não escolhem os negros. Escolhem os pobres.
Sim, a maioria dos pobres são negros e pardos – e a melhor forma de combater essa desigualdade é criando oportunidades iguais, abrindo escolas, dando boa educação, oferecendo bons hospitais, gerando empregos. O Estado tem a missão de oferecer oportunidades iguais e bons serviços públicos – bons e universais. Quando se naufraga no pântano de ficar criando divisões raciais e étnicas, institui-se um estado capaz apenas de fazer politicazinhas que preveem a ‘inclusão’ de uma ‘minoria’ aqui, outra ‘minoria’ ali. Não queremos ser uma federação de minorias. Queremos ser um país de cidadãos. É isso que interessa a todos os brasileiros.
 
PETRY, André. A estupidez racial. VEJA, São Paulo: Abril, 5 de Julho. 2006. p. 73. 
 
 Ainda de acordo com o texto, é correto afirmar:
a) O autor vê as divisões sociais e étnicas como um pântano prejudicial à nossa federação
b) Divisões raciais e étnicas impedem a construção de um país em que todos os cidadãos devem ter os mesmos direitos.
c) Para o autor, no país os negros se encontram em desvantagem em relação aos brancos porque saíram da escravidão.
d) O SIM indica que, para o autor, é valido, que a maioria dos brasileiros, seja construída de negros e pardos
e) Para o autor, a desigualdade brasileira é resultado de uma política de segregação dos pobres, entre os quais os negros se incluem.
 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 63
Embora tenha estreado sob influências parnasiano-simbolistas, logo aderiu definitivamente ao Modernismo. O caráter geral de sua poesia é marcado pelo tom confidencial, pelo desejo insatisfeito, pela amargura e por referências autobiográficas....
UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 12
O primeiro parágrafo permite identificar o lugar em que o pregador profere seu sermão, a saber, a) o mar. b) o sertão. c) a floresta. d) a aldeia. e) a cidade.
Base dudow 2000 – Questão 40
Qual é a incorreta quanto às características naturalistas: a) defesa do livre-arbítrio; b) linguagem sinestésica; c) personagens animalizadas; d) obsessão pela miséria e pelos aspectos degradantes da vida; e) movimentos de massa.
Base dudow 2000 – Questão 29
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: ...
Base dudow 2000 – Questão 50
Por definição, um romance histórico é uma narrativa épica, em prosa, que exalta a ação heróica de um "santo-guerreiro", homem invencível e cristão, misturando elementos lendários, míticos, ou criados pela imaginação do autor, com cenários, fatos e personagens reais. Aponte qual dos romances abaixo pertence a este gênero. a) "Lendas e narrativas" b) "Amor de salvação" c) "As pupilas do senhor reitor" d) "Eurico, o Presbítero" e) "Os fidalgos da casa mourisca"