Base dudow 048 2000 – Questão 20

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
"Arrumar o homem"
Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que estou para contar. Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei e, por isso, tenho-a como verdadeira. Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano: "Se não é verdadeira... é muito graciosa!"
Estava, pois, aquele pai carioca, engenheiro de profissão, posto em sossego, admitido que, para um engenheiro, é sossego andar mergulhado em cálculos de estrutura. Ao lado, o filho, de 7 ou 8 anos, não cessava de atormentá-lo com perguntas de todo jaez, tentando conquistar um companheiro de lazer.
A ideia mais luminosa que ocorreu ao pai, depois de dez a quinze convites a ficar quieto e a deixá-lo trabalhar, foi a de pôr nas mãos do moleque um belo quebra-cabeça trazido da última viagem à Europa. "Vá brincando enquanto eu termino esta conta". Sentencia entre dentes, prelibando pelo menos uma hora, hora e meia de trégua. O peralta não levará menos do que isso para armar o mapa do mundo com os cinco continentes, arquipélagos, mares e oceanos, comemora o pai-engenheiro.
Quem foi que disse hora e meia? Dez minutos depois, dez minutos cravados, e o menino já o puxava triunfante: "Pai, vem ver!" No chão, completinho, sem defeito, o mapa do mundo. Como fez, como não fez? Em menos de uma hora 
era impossível. O próprio herói deu a chave da proeza: "Pai, você não percebeu que, atrás do mundo, o quebra-cabeça tinha um homem? Era mais fácil. E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado!” 
"Mas esse garoto é um sábio!", sobressaltei, ouvindo a palavra final. Nunca ouvi verdade tão cristalina: "Basta arrumar o homem (tão desarrumado quase sempre) e o mundo fica arrumado!” 
Arrumar o homem é a tarefa das tarefas, se é que se quer arrumar o mundo.
(Dom  Lucas Moreira.
  Neves Jornal do Brasil, Jan. 1997)
O título dado ao texto:
a) representa a tarefa que deveria ser executada pelo menino;
b) indica a verdadeira finalidade do jogo de quebra- cabeça;
c) mostra a desorganização reinante na família moderna;
d) assinala a tarefa básica inicial para a organização do mundo;
e) demonstra a sabedoria precoce do menino da estória narrada.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2013 – Questão 19
No fragmento do artigo apresentado, em todas as referências a software, a palavra “Livre” aparece com inicial maiúscula e a palavra “privativo” com inicial minúscula. Aponte a alternativa que explica essa diferença em função do próprio...
UNESP 2013 – Questão 6
A leitura deste fragmento da peça A raposa e as uvas revela que a personagem Cleia a) aprecia, orgulhosa, Xantós como homem e como filósofo. b) tem bastante orgulho pelas vitórias do marido nos debates. c) manifesta desprezo pelo marido, mas valoriza sua sabedoria. d) demonstra grande admiração pela cultura filosófica de Xantós. e) preferiria que Xantós desse mais atenção a ela que à Filosofia.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 16
TEXTO I ...
UNESP 2011 – Questão 60
TEXTO 1 ...
Base dudow 2000 – Questão 5
Quando Jean-Jacques Rousseau desenvolveu a teoria do contrato social em obra clássica, não estava sendo o primeiro a afirmar que o Estado surge de um acordo de vontades. Antes dele, Thomas Hobbes já desenvolvera teoria semelhante. Existe, porém,...